Palmas
25º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
INFRAESTRUTURA

Moradores da zona rural recebem mais quatro pontes de concreto em Araguaína

13 maio 2022 - 15h26Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, segue com a programação de 25 inaugurações e eventos previstos de maio a junho. Nessa quinta-feira, 12, entregou quatro pontes de concreto na zona rural que já estão beneficiando mais 350 famílias. A Prefeitura vai atender a população nas áreas de Infraestrutura, Planejamento, Cultura, Esporte e Lazer, Educação e Saúde. As entregas contaram com a presença de vereadores, secretários municipais e moradores.
 
“Araguaína é uma das melhores cidades para se investir em todo o Brasil por causa dos produtores e comerciantes. São eventos como esse, de entrega das pontes, que trazem mais dignidade para os araguainenses, melhoram as condições de vida e o poder econômico das famílias. No caso das pontes, ainda vão valorizar as propriedades”, afirmou Wagner.
 
Uma das pontes entregues foi construída no Povoado Coco Salviano sobre o Rio Lontra, há 10 km da nascente, beneficiando também os moradores do PA (Projeto de Assentamento) Chaparral, Gleba Conceição e outros. “Era um sonho de muito tempo. Me lembro de quando era criança, meu pai precisava desmontar o cavalo para atravessar o rio com a farinha e depois selar novamente”, afirmou a agricultora Maria Viviana Pereira, de 53 anos.
 
Já na região do Assentamento Caju Manso (Araguaminas), foram entregues três pontes, sendo uma sobre o Córrego Cega Machado e duas sobre o Rio Ponte. Os dois cursos de água são afluentes do Rio Lontra. “Essa ponte é uma benção. Quando chovia muito, alagava e ficávamos ilhados. Quantas pessoas não perderam seus produtos porque não tinham como levar até a cidade”, relatou a agricultora Maria Luisa de Jesus, de 57 anos.
 
Programa Travessia

As pontes de concreto fazem parte do Programa Travessia, que já entregou 15 das 31 unidades em construção. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, várias comunidades também já foram beneficiadas, como PA Levinha, Coco Salviano, Caju Manso, Caracol, Gurgueia, Garimpinho, Rio Preto e Manoel Alves. Do total de 31 pontes, 22 estão sendo custeadas com verba do Tesouro Municipal e outras nove por meio de convênio com o Governo Federal.

Referência regional

Junto com as pontes, o Programa Máquinas na Estrada já recuperou mais de 100 quilômetros de estradas vicinais, facilitando o acesso a regiões mais distantes. “Não importa dentro de qual município a rota do transporte escolar esteja, nós vamos recuperar todas, porque essas estradas são referência para os produtores rurais”, afirmou o prefeito Wagner. Um dos trechos já recuperados é a TO-422, rodovia estadual que passa pelo Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína).
 
Mais inaugurações

No dia 24, haverá a inauguração de três passarelas construídas sobre o Córrego Neblina, na região central da cidade. O objetivo é facilitar a travessia de moradores que vão à região para consumir nos bares, restaurantes, cinema e comércio em geral, além de academia e igreja. No mesmo dia serão reintroduzidos mais 10 mil alevinos no Lago Azul.
 
Segue a programação

A inauguração das calçadas acessíveis em importantes trechos da Avenida Cônego João Lima, no Setor Entroncamento, e também na Avenida Castelo Branco, nas proximidades da Vila Couto, será no dia 7 de junho. Na Avenida Cônego são quase 6 km de calçadas e na Avenida Castelo Branco são 2,3 km.
 
Infraestrutura nos bairros

A infraestrutura de qualidade também está chegando para os moradores dos setores Jardim Beira Lago, Jardim Filadélfia (Tecnorte), Jardim Paulista, Santa Mônica e Santa Helena. Os serviços são de pavimentação em CBUQ, drenagem superficial e profunda, calçadas com acessibilidade de áreas urbanizadas, sinalização horizontal e vertical serão inaugurados no dia 26 de junho.
 
Programação completa

Maio
Dia 22 (domingo)
- Abertura da Semana do Bebê.
 
Dia 23 (segunda-feira)
- Entrega título de Bebê Prefeito.

Dia 24 (terça-feira)
- Soltura de mais 10 mil alevinos no Lago Azul;
- Inauguração das passarelas da Marginal Neblina.
 
Dia 28 (sábado)
- Festival Gastronômico no Povoado Água Amarela.
 
Dia 31 (segunda-feira)
- Reinauguração do CEO (Centro Especializado em Odontologia).
 
Junho
Dia 7 (terça-feira)
- Inauguração das calçadas acessíveis das avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco.
 
Dia 10 (sexta-feira)
- Entrega de mais 300 títulos do Casa Legal.
 
 Dia 14 (segunda-feira)
- Inauguração da UBS do Distrito Novo Horizonte e do Ginásio Poliesportivo do Distrito Novo Horizonte .
 
Dia 22 (quarta-feira)
- Inauguração da Clínica da Mulher.
 
Dia 24 (sexta-feira)
- Festival Gastronômico da Nova Feirinha.
 
Dia 26 (segunda-feira)
- Inauguração da infraestrutura dos setores Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Jardim Paulista, Vila Bragantina e Tecnorte.
 
Dia 29 (quarta-feira)
- Inauguração da Primeira Etapa da Via Norte.
 
Dia 30 (quinta-feira)
- Araguaína para Cristo: show com Jake Trevisan.
 
Julho
Dia 1 (sexta-feira)
- Araguaína para Cristo: show com bandas locais.
 
Dia 2 (sábado)
- Araguaína para Cristo: show com Nívea Soares e Mariana Valadão.
 
 Dia 5 (terça-feira)
- Inauguração da UBS do Setor Tereza Hilário.
 
Dias 8 a 10 (quarta a sexta-feira a domingo)
- Festival Gastronômico e Torneio de Pesca do Garimpinho.
 
Dia 12 (terça-feira)
- Soltura de mais 10 mil alevinos no Lago Azul.
 
Dia 15 (sexta-feira)
- Inauguração da infraestrutura do Bairro de Fátima.
 
*Eventos sujeitos a alterações.