Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
DENÚNCIA

Moradores e garis encontram testes para Covid ainda na embalagem, descartados em dois bairros de Araguaína

06 julho 2020 - 09h49

Moradores de Araguaína no Norte do Estado, encontraram descartados no lixo, uma grande quantidade de Swabs ainda embalados, esse tipo de material é utilizado na coleta biológica para exames como o que atesta o diagnóstico da Covid-19.  

O caso foi registrado em dois setores de Araguaína e uma moradora encaminhou imagens para a nossa reportagem mostrando o material que foi encontrado no sábado (03), não só no lixo, como também espalhado pelas ruas do setor Brejão, onde ela mora. No vídeo, a atendente Cláudia Pereira Gomes, afirma que os materiais aparentam ser dos mesmos que ela utilizou quando foi submetida a um teste de Covid em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Cláudia Gomes disse que foi submetida ao exame no último dia 20 em uma UBS do setor Santa Terezinha e o resultado saiu 6 dias depois, indicando que ela e o esposo foram infectados pela doença. "Já passamos pelo período de quarentena e estamos bem, graças a Deus", disse. 

Material encontrado no setor Brejão. (Foto: cedida ao Portal O Norte)

Mas não foi só a moradora que encontrou esses materiais na cidade. No setor Jardim Europa, próximo ao Brejão, garis que trabalhavam recolhendo lixo na localidade, encontraram um saco, onde também haviam vários testes ainda embalados. Em um áudio que circula nas redes sociais, o trabalhador questiona a situação: "...depois falam que não tem testes para a Covid...

Cenário Covid em Araguaína

Desde o dia 12 do mês passado, o Estado enfrenta uma queda na realização de testes para diagnosticar o Novo Coronavírus. Na época, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), comunicou que por falta de materiais suficientes para atender a demanda, devido à demora na aquisição dos mesmos, os exames seriam limitados apenas a pacientes internados e mortos com suspeita de terem sido infectados pela doença. 

No último boletim divulgado neste domingo (05), a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, destaca a baixa testagem, ao registrar 62 confirmações para Covid-19.

Atualmente, o município soma 4.508 casos confirmados, sendo desses 1.095 casos ativos da doença, 3.350 recuperados e 63 óbitos.

Esclarecimentos

O Portal O Norte procurou a prefeitura para falar sobre o assunto. Em nota, o município informou que investigará sobre a origem dos swabs que foram descartados e já registrou um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

A prefeitura destaca ainda que o kit de material encontrado é diferente do usado pelo Município, que compra individualmente os itens do kit e envia para montagem no Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA). Segue abaixo a imagem encaminhada mostrando como o material é enviado às unidades.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Araguaína)

Também buscamos informações através da Vigilância Sanitária e de acordo com o coordenador municipal do órgão, Cláudio Aguiar, analisando as imagens ele confirmou que os materiais encontrados pelos moradores e garis tratam-se de testes Swab. 

Ainda segundo o coordenador, uma equipe da Vigilância Sanitária está se deslocando esta manhã para apurar mais detalhes sobre a denúncia.