Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
AÇÃO JUDICIAL

MP obtém mais uma decisão sobre regularização do tratamento oncológico em Araguaína

16 novembro 2019 - 08h41

A Justiça atendeu ao pedido da 5º Promotoria de Justiça de Araguaína, com atribuição na tutela da saúde, e determinou, na última quarta-feira, 13, remessa das decisões judiciais,  proferidas em face de Ação Civil Pública (ACP),  que busca a oferta de tratamento adequado a pacientes com câncer de Araguaína, para 6ª Promotoria de Justiça e à Procuradoria-Geral de Justiça para adoção de medidas cíveis e criminais, respectivamente,  em desfavor do  Secretário Estadual de Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini. O gestor é acusado de não cumprir as ordens contidas em decisão liminar proferida, ainda, no ano de 2016.

A determinação é da juíza da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Araguaína, Milene de Carvalho Henrique, que também mandou que seja atualizado o valor da multa imposta pelo descumprimento da ordem em sede de liminar.

No último dia 12, Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro,  peticionou na ACP, e informou à Justiça que o Estado ainda não havia regularizado a oferta de tratamento oncológico na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Araguaína   (Uacon/HRA).

Segundo a promotora de Justiça, o serviço de braquiterapia não foi reestabelecido e que há oferta dos serviços de radioterapia apenas nos casos de urgência e emergência, sendo os demais casos encaminhados para tratamento em Imperatriz (MA).

Em relação aos ex-gestores Marcos Esner Musafir e Renato Jayme da Silva, a 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína ajuizou Ações Civis Públicas, por ato de improbidade administrativa em razão dos mesmos fatos.