Palmas
24º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
TRIBUNAL ISLÂMICO

Açoitados por serem gays: estudantes são punidos em praça pública

27 agosto 2025 - 22h43Por Da Redação

Dois jovens universitários, de 20 e 21 anos, foram açoitados 80 vezes em praça pública na província conservadora de Banda Aceh, na Indonésia, após serem condenados pelo Tribunal Islâmico da Sharia por se abraçarem e se beijarem em público.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PALCO MONTADO 

O caso aconteceu nesta terça-feira (26), diante de mais de 100 pessoas, em um palco montado no parque Taman Sari, na cidade de Bustanussalatin. As imagens da punição correram o mundo e levantaram duras críticas de organizações de direitos humanos.

DETIDOS APÓS DENÚNCIA

Segundo a agência Associated Press, o julgamento ocorreu duas semanas antes, a portas fechadas, e os jovens foram acusados de violar a lei islâmica local por praticarem atos que "levam à homossexualidade". Eles foram presos em abril, após moradores denunciarem que ambos haviam entrado juntos em um banheiro público. A polícia religiosa invadiu o local e efetuou a detenção.

REDUÇÃO DE CHICOTADAS

A promotoria chegou a pedir 85 chicotadas, mas a pena foi reduzida para 80 após os juízes considerarem atenuantes como o bom desempenho acadêmico dos acusados, a colaboração com as autoridades e a ausência de antecedentes criminais.

PUNIÇÕES FÍSICAS

Aceh é a única província da Indonésia com autorização para aplicar punições físicas baseadas na lei islâmica — o que inclui casos de adultério, consumo de álcool, jogos de azar, e atos homoafetivos. Desde 2015, as punições também se estendem a não muçulmanos.

DEBATE INTERNACIONAL 

Este é o quinto caso de condenação pública por relações entre pessoas do mesmo sexo registrado na província desde a implementação da lei, aprofundando o debate internacional sobre os limites entre crença religiosa, moralidade e direitos humanos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por O NORTE | QUEM É DAQUI ACESSA! (@portalonorte)