A anemia é uma condição caracterizada pela baixa concentração de hemoglobina no sangue ou pela redução na produção das hemácias (glóbulos vermelhos). Essas células são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo. Quando há deficiência, o organismo não recebe oxigênio suficiente e diversos sintomas começam a surgir.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O cansaço constante é o mais conhecido deles, mas nem sempre as pessoas associam a fadiga à anemia.
FADIGA PERSISTENTE PODE SER ALERTA
Segundo o hematologista Aaron Goodman, em entrevista ao portal Insider, a fadiga é uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos. No entanto, como pode ser causada por diferentes fatores, a anemia muitas vezes passa despercebida.
“A anemia é muito subdiagnosticada e, quando damos ferro a pacientes com deficiência, eles se sentem muito melhor”, disse o especialista.
OUTROS 5 SINAIS QUE PODEM INDICAR ANEMIA
Além do cansaço, há outros sintomas que podem indicar a presença da condição. Confira:
-
Pele pálida
A falta de glóbulos vermelhos pode causar palidez, principalmente em regiões como a conjuntiva dos olhos. O sintoma é comum em casos de anemia por deficiência de ferro. -
Vontade de chupar gelo
Pessoas com anemia podem desenvolver desejos incomuns, como o de chupar gelo. Em alguns casos extremos, há relatos de pessoas com vontade de ingerir sujeira ou outros itens não comestíveis. -
Mudanças nas unhas
Unhas frágeis, quebradiças ou com depressão côncava no centro também podem ser sinais de anemia. -
Feridas na boca
Rachaduras nos cantos da boca ou pequenas feridas podem indicar anemia por falta de ferro ou de vitamina B12. -
Língua alterada
Em casos mais avançados, pode ocorrer inchaço e vermelhidão na língua, que adquire um aspecto liso. Essa alteração é conhecida como “língua de anemia”, embora seja pouco comum.
DIAGNÓSTICO E CAUSAS DA ANEMIA
O diagnóstico da anemia é feito por meio de exames de sangue. A causa mais frequente é a deficiência de ferro, geralmente ligada à alimentação inadequada ou a sangramentos intensos.
A anemia também pode ser provocada por falta de vitamina B12, fatores autoimunes ou condições genéticas.