Palmas
32º
Araguaína
34º
Gurupi
33º
Porto Nacional
32º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
ENTENDA

Cidade da Alemanha oferece moradia de graça para atrair moradores

03 junho 2025 - 13h47Por Da Redação

A cidade de Eisenhüttenstadt, localizada no estado de Brandemburgo, no leste da Alemanha, está oferecendo duas semanas de estadia gratuita em um apartamento mobiliado para atrair possíveis novos moradores.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O programa acontecerá de 6 a 20 de setembro e foi criado para que os participantes possam conhecer melhor a cidade, os habitantes e as oportunidades profissionais da região.

META É ATRAIR PROFISSIONAIS E EX-MORADORES

Segundo a prefeitura, a ação tem como foco profissionais qualificados, trabalhadores autônomos e também ex-residentes da cidade que tenham interesse em retornar.

Durante as duas semanas, além da hospedagem, os participantes terão acesso a atividades de lazer e poderão fazer estágios ou acompanhar a rotina de trabalho (job shadowing) em empresas locais.

As inscrições vão até o início de julho e devem ser feitas por meio de um formulário online.

POPULAÇÃO EM QUEDA, MAS COM POTENCIAL DE CRESCIMENTO

Eisenhüttenstadt já teve mais de 50 mil habitantes, mas hoje conta com cerca de 24 mil moradores. Apesar da queda populacional nas últimas décadas, a prefeitura acredita em uma tendência de crescimento.

A redução da população está relacionada principalmente à saída de jovens em busca de trabalho em outras regiões da Alemanha.

HISTÓRIA MARCADA PELO SOCIALISMO

Fundada há 75 anos, Eisenhüttenstadt foi a primeira cidade totalmente planejada da antiga Alemanha Oriental. Criada para abrigar operários de uma siderúrgica, mantém até hoje a usina como principal fonte de empregos.

O nome da cidade, inclusive, significa literalmente "cidade das usinas de ferro".

TENDÊNCIA ENTRE CIDADES DO LESTE ALEMÃO

Outras cidades da antiga Alemanha Oriental já adotaram iniciativas semelhantes. A vizinha Guben realizou ação parecida no ano passado, quando 16 participantes foram selecionados entre cerca de 100 inscritos.

Municípios como Eberswalde, Frankfurt an der Oder e Görlitz também vêm apostando na chamada “moradia experimental” para repovoar e revitalizar suas comunidades.