A Coca-Cola informou nesta terça-feira (22) que irá lançar uma nova versão da bebida adoçada com açúcar de cana produzido nos Estados Unidos. Atualmente, a fórmula utilizada no país é baseada em xarope de milho.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo comunicado oficial da empresa, a mudança faz parte de sua agenda contínua de inovação. O lançamento está previsto para o outono americano, com a proposta de ampliar as opções da linha Coca-Cola, atendendo a diferentes preferências dos consumidores.
DECLARAÇÃO DE TRUMP ANTECEDEU O ANÚNCIO
O anúncio ocorre poucos dias após o ex-presidente Donald Trump afirmar, em publicação nas redes sociais, que gostaria de ver a Coca-Cola feita com “açúcar de cana de verdade” nos Estados Unidos. Ele afirmou que já havia discutido o assunto com a empresa, e que ela teria concordado com a sugestão.
AUTOSSUFICIÊNCIA EM DEBATE
Após a declaração de Trump, analistas alertaram que os EUA não são autossuficientes na produção de açúcar. O país consome cerca de 11 milhões de toneladas por ano, mas produz aproximadamente 8 milhões. Segundo o analista Marcelo Di Bonifacio Filho, da StoneX Brasil, é necessário importar entre 3 e 5 milhões de toneladas anualmente, a depender da safra.
Apesar disso, a Coca-Cola garantiu que utilizará apenas açúcar produzido nos Estados Unidos na nova versão da bebida.
ADOÇANTE JÁ USADO EM OUTROS PRODUTOS
O CEO da Coca-Cola, James Quincey, afirmou à rede NBC que a empresa já utiliza açúcar de cana em outros produtos, como chás, limonadas, cafés e na linha Vitamin Water. Para ele, a mudança pode se consolidar como uma opção permanente para o público americano.
REALIDADE FORA DOS EUA
Em diversos países, incluindo Brasil, México e nações europeias, a Coca-Cola já é tradicionalmente adoçada com açúcar de cana, diferentemente do padrão americano baseado em xarope de milho.