O uso de bancos digitais está em alta no Brasil. Segundo dados divulgados por meio de uma pesquisa realizada pelo Bank of America (BofA) com dados da Sensor Tower, que acompanha o Google Play e Apple Store, em março do ano passado o número de downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais chegou a 24,7 milhões.
O país se encontra entre os três de maior adesão a esse serviço no mundo. Alguns bancos digitais oferecem a abertura de contas para menores de 18 anos, o que pode incentivar a organização financeira desde cedo.
Uma avaliação de 28 países foi realizada, mostrando que 44% dos entrevistados brasileiros aderiram ao formato financeiro de bancos digitais. O Brasil ficou em terceiro lugar, tendo como primeiros colocados os Emirados Árabes, com 51%, e a Árabia Saudita, com 54%. A pesquisa foi divulgada pelo canal de notícias CNN.
De acordo com o estudo do Bank of America (BofA) que mostrou que os downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais no Brasil alcançaram 24,7 milhões, isso significa um aumento de 20,9% em relação a fevereiro do ano passado e 12% em comparação ao mesmo mês do ano de 2021.
A facilidade e praticidade na abertura de contas em bancos digitais, além das taxas bem mais baixas que os bancos tradicionais, são os principais motivos para o alto índice de adesão dos brasileiros a tais serviços.
A familiaridade com a tecnologia, principalmente entre os jovens, também contribui para esse índice. Um estudo da fintech alemã Mambu mostrou que 54% dos brasileiros com idades entre 18 e 35 anos possuem alguma conta digital.
Quem deseja ter conhecimento sobre investimentos e finanças desde cedo, pode abrir uma conta em alguns bancos digitais se tiver menos de 18 anos. Nesses casos, a conta será administrada pelo responsável do menor.
Confira abaixo 4 opções de bancos digitais:
1 - BANCO INTER
A Conta Kids do Banco Inter foi desenvolvida com o intuito de auxiliar pais e responsáveis na educação financeira dos filhos. A abertura e manutenção da conta é gratuita e conta com diversos recursos, como cartão de débito e investimento em renda fixa.
Para abrir a conta, é necessário a documentação do menor (RG e CPF) e do responsável (RG ou CNH e CPF). O responsável deve ser obrigatoriamente pai ou mãe do menor. Se não for, é necessário enviar documento que comprove a guarda, juntamente com a foto do documento de identificação do responsável.
2 - C6 BANK
O C6 Bank oferece a conta digital C6 Yellow para jovens abaixo de 18 anos. É gratuito e inclui um cartão de débito e aplicativo próprio para adolescentes. Para ativar a conta, é necessário que haja uma conta ativa no C6 Bank de um responsável. Assim, é possível acompanhar todas as despesas. Além disso, a C6 Yellow oferece o serviço Mesada One Shot, que permite programar transferências mensais.
3 - BANCO NEXT
O Banco Next e a Disney uniram forças para criar a conta digital Next Joy. Ela é voltada para crianças e jovens, ensinando-os sobre finanças e educação financeira. Os personagens da Marvel e da Disney fazem parte da experiência para torná-la mais divertida.
A conta Next Joy disponibiliza a opção de Mesada Programada, onde é possível agendar o valor mensal que será enviado. Além disso, alertas e notificações de segurança são emitidas para que os responsáveis possam acompanhar os gastos. E o melhor: a abertura e manutenção da conta são gratuitas!
4 - MERCADO PAGO
O Mercado Pago oferece às crianças e adolescentes uma opção de abertura de conta gratuita. Esta é permitida para jovens entre 13 e 17 anos, desde que haja autorização dos pais ou responsável legal.
Ao abrir uma conta, os menores contam com vários benefícios: cartão de débito, transferências financeiras gratuitas, recarga de celular, crédito para usar no Uber, Ifood, PlayStation e pagamentos via QR Code.
O Mercado Pago não oferece autorização a adolescentes para que comprem produtos classificados para adultos no Mercado Livre ou para que vendam algo na plataforma.


O país se encontra entre os três de maior adesão a esse serviço no mundo. - Crédito: Divulgação


