Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
33º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
MUNDO PET

Confira 5 Cuidados essenciais com os cães no período chuvoso

27 novembro 2023 - 09h49

Os dias chuvosos sem dúvida são super convidativos a passar dentro de casa com o pet no colo e assistindo um bom filme. 

De qualquer forma há quem sente a necessidade de sair, faça sol ou faça chuva. 

Levando isso em consideração, seguem algumas dicas essenciais para manter os compromissos diários com seu peludo sem deixá-lo desprotegido. 

Você precisa sair para seu cão fazer as necessidades? 

Proteja-o com guarda-chuva e capa específicos para seu cão. Para evitar doenças ou até mesmo frieiras, o ideal é também usar botinhas ou sapatos de borracha que escorrem e não molham o pelo. Mesmo assim, ao chegar em casa analise se é necessário fazer a higienização das patas. Caso esteja molhado, seque-o.

Seu au-migo ficou com sede durante o passeio? 

Leve a própria água para saciar a sede do seu bichano. É muito importante prestar atenção em dias de chuva com as poças que se formam. De forma alguma deixe-o matar a sede em água parada. Estas águas expõem os animais a vários riscos como: contrair bactérias, parasitas e até uma intoxicação combustível entre outros químicos. 

Você observa bem a pele e pelagem do seu mascote? 

A umidade do ar aumenta em períodos de chuva mais frequentes. E isso faz com que a pele do cão fique mais sensível e suscetível a dermatites. Uma forma eficaz de evitar que o peludo desenvolva problemas de pele é justamente manter o pelo aparado. 

Para seu cão o passeio é indispensável. Você reforça periodicamente a proteção dele?

Em dias de chuva intensa, o risco de contrair doenças características como a leptospirose é muito maior. Desta forma é crucial reforçar a proteção do seu animal vacinando-o periodicamente com as vacinas V8, V10 e leptospirose. 

Com qual frequência são os banhos e secagem dos pelos? 

Se o cachorro se molhou com a chuva, o ideal é secá-lo assim que voltar do passeio. 

Em períodos quentes, há uma maior tendência de aumentar a frequência de banhos,porém sem uma secagem adequada, existem alguns riscos.

Pensando no calor, muitas pessoas deixam o cachorro se secar naturalmente, uma ideia não muito boa principalmente para animais de pelos grossos que podem desenvolver alergias entre outros incômodos, decorrentes da combinação pelos úmidos e clima quente.   

E aí, gostou do conteúdo? Aproveitamos para avisar pra você que na VILLAPET em Araguaína você conta com um Centro de Estética e profissionais especializados que poderão te orientar sobre a frequência de banhos específica para seu cão e cuidados com sua pelagem.

Além disso, na Villapet você encontra produtos, acessórios e medicamentos para seu amiguinho de 4 patas.