Palmas
25º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
UNIRG VESTIBULAR COLINAS
Supermercados Campelo Agosto
BIOLOGIA MOLECULAR

Nova IA pode prever risco de doenças com décadas de antecedência

19 setembro 2025 - 11h07Por Da Redação

Pesquisadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer e da Universidade de Copenhague criaram uma ferramenta de inteligência artificial generativa capaz de estimar o risco individual de mais de 1.000 doenças e prever mudanças na saúde por até 20 anos. O estudo foi publicado na revista Nature.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

COMO FUNCIONA O DELPHI-2M

Batizada de Delphi-2M, a ferramenta utiliza algoritmos semelhantes aos de grandes modelos de linguagem (LLMs) para analisar históricos médicos, idade, sexo, fatores de estilo de vida e dados anonimizados de prontuários. Ela consegue prever a probabilidade de desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, cardiovasculares e respiratórias.

PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PERSONALIZADA

O modelo foi treinado com dados de 400 mil pacientes do UK Biobank e 1,9 milhão do registro nacional da Dinamarca. Segundo Ewan Birney, diretor interino do EMBL, o Delphi-2M permitirá que médicos identifiquem riscos futuros e orientem intervenções personalizadas. “Você poderá ver os quatro maiores riscos para sua saúde e duas medidas concretas para reduzi-los”, afirmou.

ESTIMATIVAS DE LONGO PRAZO

Diferente de métodos existentes, como o Qrisk, o Delphi-2M analisa múltiplas doenças simultaneamente e gera trajetórias sintéticas de saúde, oferecendo estimativas de carga de doença por até 20 anos. Os pesquisadores acreditam que a ferramenta representa um novo paradigma para antecipar e personalizar cuidados médicos, permitindo planejamento mais preciso em nível individual e populacional.