Tudo indica que namorados à distância encontraram uma solução que, diferentemente do esperado, é extremamente bizarra. Patenteada pelo Instituto Vocacional de Tecnologia Mecatrônica de Changzhou, na China, o dispositivo possibilita aos casais sentir o toque e a sensação de um beijo, como se estivessem próximos.
Sobre o dispositivo:
- Esse dispositivo vem equipado com sensores de pressão e atuadores que replicam o toque e a pressão de um beijo;
- A tecnologia reproduz o movimento e a sensação de temperatura dos lábios do usuário;
- O som produzido pelo usuário é emitido também.
É preciso adquirir o item e baixar um programa no celular para poder usá-lo. Então, basta conectar o artefato ao seu smartphone.
Depois de se encontrarem, o casal pode começar uma chamada de vídeo e compartilhar carinhos beijos.
O dispositivo atraiu a atenção do Weibo, rede social muito popular na China. Sua chegada provocou uma série de avaliações, desde elogios o considerou o que faltava no planeta, até quem o viu como uma engenhoca estranha e assustadora.
No Brasil, a notícia se espalhou rapidamente nos principais aplicativos de redes sociais, o que incentivou muitas pessoas a darem suas opiniões. Isso fez com que alguns relembrassem que os "nerds" da série "The Big Bang Theory" (2007) já haviam sugerido a ideia alguns anos antes. Em 2016, o Imagineering Institute na Malásia também lançou outro produto semelhante, o "Kissinger".
Jiang Zhongli, o principal inventor do design, contou ao Global Times que a sua ideia foi inspirada na relação à distância que tinha com a namorada na universidade. Ele disse que pediu a patente em 2019, mas só foi concluída em janeiro de 2023.
É importante salientar que o dispositivo não se limita a casais que namoram; o aplicativo permite que você conheça e, se desejar, "beije" pessoas novas - você pode "salvar" seus beijos no app para outras pessoas obterem e experimentarem.
No Taobao, o maior site de compras online da China, o preço do dispositivo é de US$ 41 (cerca de R$ 212 com o câmbio atual).
"A minha companheira não acreditava que um beijo a distância seria possível, mas quando ela o testou, ela ficou muito surpresa. Esse foi o melhor presente que eu já lhe dei durante nosso relacionamento à distância. Agradeço à tecnologia por isso.", disse um dos usuários na avaliação do dispositivo.