Morreu na madrugada desta segunda-feira (21), o papa Francisco, aos 88 anos, em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell. O pontífice enfrentava sérias complicações de saúde após ser diagnosticado com pneumonia dupla.
ÚLTIMAS APARIÇÕES PÚBLICAS
Mesmo internado por cerca de 40 dias, o papa apareceu em público no sábado (19) na Basílica de São Pedro, e no domingo de Páscoa (20), fez sua última benção aos fiéis na Praça de São Pedro. Na ocasião, ele reforçou um apelo aos líderes políticos para que priorizem os mais necessitados, combatam a fome e promovam o desenvolvimento social.
PRIMEIRO PAPA LATINO-AMERICANO
Nascido em Buenos Aires, Argentina, Jorge Mario Bergoglio assumiu o papado em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica. Filho de imigrantes italianos, ele se formou em química, mas seguiu o chamado para a vida religiosa aos 20 anos.
Ordenado sacerdote em 1969, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e arcebispo em 1998. Em 2001, foi elevado a cardeal por João Paulo II.
Assumiu a chefia suprema da Igreja Católica em 2013, sucedendo Bento XVI, que renunciou ao posto, quando adotou o nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis.
LIDERANÇA PROGRESSISTA
Conhecido por seu tom progressista e por buscar aproximação com diferentes públicos, Francisco trabalhou ativamente na reforma da Igreja e enfrentou com firmeza os escândalos de abusos sexuais cometidos por membros do clero. Em 2023, reuniu-se com vítimas em Portugal e cobrou posturas mais rígidas do Vaticano.
Em 2025, o pontífice também aprovou diretrizes mais inclusivas, permitindo a entrada de homens gays nos seminários, desde que vivessem em castidade, defendendo o respeito à dignidade de cada pessoa.
SAÚDE FRÁGIL
Desde jovem, Francisco convivia com sérios problemas respiratórios — incluindo a remoção de parte de um pulmão. Nos últimos anos, enfrentou internações frequentes por bronquite e pneumonia. Em fevereiro de 2025, foi novamente hospitalizado após complicações respiratórias e não resistiu.
Mesmo debilitado, manteve-se ativo enquanto pôde, chegando a se locomover em cadeira de rodas devido às dores no joelho.