Palmas
30º
Araguaína
33º
Gurupi
30º
Porto Nacional
30º

Começa hoje em Colinas a 16ª edição dos Jogos das Crianças

14 outubro 2010 - 09h42

As crianças com idade entre cinco e 16 anos estarão disputando a partir desta quinta-feira, 14, a 16ª Edição dos Jogos das Crianças, promovido pela Prefeitura de Colinas através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.


Abertura Oficial

A cerimônia de abertura da 16ª edição dos Jogos das Crianças acontece nesta quinta-feira, 14, a partir das 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes de Colinas do Tocantins. A primeira partida a ser disputada é na categoria Futsal Masculino de 15 a 16 anos, com dois jogos, sendo eles: Colégio João XXIII contra Escola Mul. Odimar Lopes e o segundo,Colégio Est. Arcelino da cidade de Bandeirantes contra o Colégio Est. Bernardo Sayão de Bernardo Sayão.


Objetivos

Os Jogos das Crianças tem por objetivo assegurar à criança o direito ao esporte e ao lazer, como esporte recreativo, esporte competitivo e ao esporte educacional, que são as três manifestações esportivas identificadas na Constituição. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Colinas, professor Clodoaldo Penteado, a participação efetiva das crianças em um processo diferenciado de educação por meio do esporte promove o desenvolvimento do homem e da cidadania, oferecendo uma boa qualidade de vida ao cidadão.

Em 1994 foi o primeiro ano de realização dos Jogos das Crianças, desde então, esta competição tem possibilitado a identificação de talentos desportivos; desenvolvido o intercâmbio de talentos e contribuído para com o desenvolvimento integral da criança como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Além disso, está fomentando a prática do esporte escolar com fins educativos e competitivos, bem como, exaltando a prática desportiva entre as diferentes faixas etárias como instrumento indispensável para a superação e a formação da personalidade.

Os Jogos das Crianças também proporcionam aos participantes vivenciarem situações de jogos competitivos. Estão inscritos 1.716 atletas para a competição deste ano, sendo participantes associações, escolas, bairros, clubes e outras equipes de diversos setores públicos, particulares e privados. Em 2009 participaram 1.457 atletas.


Jogos

Serão disputadas as seguintes modalidades: Futsal, Voleibol, Atletismo, Futebol Society, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Bicicross, Vôlei de Areia e Xadrez, sendo todas elas divididas em cinco categorias:

05 a 06 anos (2004 a 2005)

07 a 09 anos (2001 a 2003)

10 a 12 anos (1998 a 2000)

13 a 14 anos (1996 a 1997)

O encerramento da competição acontece no dia 26 de outubro. (Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Colinas)