Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º

Grupo deve reiniciar busca por mortos na Guerrilha do Araguaia

19 outubro 2010 - 10h36

O Grupo de Trabalho Tocantins (GTT), que procura restos mortais de militares e guerrilheiros desaparecidos durante a Guerrilha do Araguaia, aguarda a decisão da Justiça para iniciar nos próximos dias as escavações em duas áreas do município de Xambioá (TO). Uma das áreas é o cemitério da cidade.

O Ministério da Defesa espera que a Justiça autorize a operação ainda esta semana. Será a sexta expedição do grupo este ano. Desde o início dos trabalhos, o GTT passou por áreas no Pará e no Tocantins.

Xambioá é considerado a principal área de escavação em busca de restos mortais de desaparecidos do Araguaia. Na região, foram achados até agora os dois únicos corpos de integrantes da guerrilha. Os restos mortais foram identificados como sendo de Maria Lúcia Petit da Silva e Bergson Gurjão Farias, que integravam o PCdoB.

O GTT é formado por antropólogos, peritos forenses, geólogos e observadores independentes, além de representantes do Ministério da Defesa e da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. (Da agência Brasil)