Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º

Richard afirma que Wilmar Leite é o mandante

20 outubro 2010 - 13h58

Em entrevista exclusiva ao Portal O Norte, o prefeito cassado de Xambioá Richard Santiago (PMDB) desabafa sobre o caso Isabel Barbosa, após o resultado das investigações apontarem motivações políticas no crime de assassinato da dona de casa e entre os envolvidos estarem seu irmão, Jenner Santiago Pereira e o marido da atual prefeita Ione Leite (PP), Wilmar Leite. Richard garante seguramente que não há dúvidas da participação de Vilmar Leite no assassinato.

Na entrevista Richard ressalta as palavras do promotor público Caleb Melo de que o assassinato foi uma plano maquiavélico: “Na realidade foi um plano macabro para me tirar da prefeitura, porque houve uma denúncia contra mim de compra de voto e eu fui cassado” fala Richard.

Richard Santiago, nos primeiros movimentos contra a denúncia de compra de votos conseguiu uma liminar para permanecer no cargo de prefeito, com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (STF), Ricardo Lewandowiski, “Na liminar o ministro exigia minha permanência, pois a prova contra mim não era comprobatória, então seria muito difícil derrubar uma liminar bem fundamentada naquela circunstância”diz.

De acordo com Richard, descontente com a liminar, Wilmar Leite e seus “comparças” planejaram matar Isabel Barbosa, mulher de Sérgio Mendes. “Eles bolaram uma plano para matar a mulher de Sérgio e colocar a culpa em mim” e completa “Eles encaminharam à ministra Carmem Lúcia, integrante do STF, as fotografias da Isabel, na cena do crime e mostrou um jornal de imperatriz que me acusava como mandante, ela horrorizada com a cena me cassou monocraticamente, eu nem tive direito de defesa com advogado em Brasília na ocasião do julgamento. A ministra ficou tão transtornada que nem recebeu o meu advogado”, afirma Richard.

Richard Santiago precisou mudar da cidade de Xambioá, pois segundo ele vivia sob o julgo de ameaças motivadas pela suposta culpa no crime: “Eu fui vítima de uma armação e durante todo esse tempo nunca foi provado nada contra mim. Quiseram até tocar fogo na minha casa injustamente, tive que mudar da cidade, vender casa, lote, tudo por causa dessa injusta acusação”diz. Richard completa, afirmando que mesmo em Palmas, onde mora hoje e tem um comércio de artesanatos, sofre preconceitos e difamações em conseqüência do caso Isabel: “Pessoas que vem aqui no meu comércio e identifica que eu sou o ex-prefeito de Xambioá Richard Santiago, vão embora e não faz a compra, pois me ligam ao crime de Isabel”.

Richard ainda fala sobre o irmão, Jenner Santiago Pereira, que também é acusado de envolvimento no crime. Em suas declarações diz que desde a campanha política de 2008, seu irmão o tem como inimigo declarado. “Meu irmão se desentendeu comigo e foi coordenar a campanha de Ione Leite, e em lugar de destaque, pois toda a coordenação política de Ione estava nas mãos dele e da campanha política pra cá, ele se desligou da gente, nunca mais falou comigo é meu inimigo declarado por parte dele” fala.

Quando questionado se ele acreditava na participação da prefeita Ione no crime, Richard diz que ainda que ela não esteja diretamente envolvida foi beneficiada pois assumiu meu cargo após a cassação. Segundo Richard, o marido da atual prefeita recebia ameaças da vítima Isabel Barbosa, que cobrava dinheiro para não delatar a forma de produção de provas contra ele. “Wilmar foi procurado várias vezes por Isabel onde ela cobrava um dinheiro pelo fato do marido dela ter ido me denunciar. Então como Isabel cobrava e o ameaçou várias vezes que se ele não a pagasse o delataria, ele resolveu mandar matar. O marido de Ione está diretamente relacionado à morte de Isabel, porque ele foi quem financiou o crime”. Ainda sobre o envolvimento do atual vice-prefeito Clênio Rocha, Richard garantiu: “O Clênio não tem recurso para bancar uma empreitada dessa. Foi toda uma organização criminosa que envolveu um pistoleiro do Mato Grosso, outro do Estado Pará, compra de moto, arregimentação de pessoas, então foi todo um esquema muito caro. O maior e interessado, no caso, o marido da prefeita Ione, foi quem financiou tudo”.

Depois da reviravolta no caso Isabel Barbosa, Richard declara que entrará com uma ação recisória no STF onde irá alegar as motivações da prova produzida contra ele. “Vamos aguardar uma pouco mais o avançar das investigações, então vou à justiça pedir o meu direito de volta, por ter sido lesado de forma injusta e vou reerguer meu mandato, pois fui o único prefeito reeleito da história de Xambioá e por conta de uma armação sórdida como esta eu perdi meu mandato”. Finaliza.