Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
30ºmax
22ºmin

Projeto da CESTE investe em capacitação de produção de hortas em 12 municípios

22 outubro 2010 - 12h21

A produção de hortas, valorizando os aspectos nutricionais importantes para uma alimentação saudável na infância é foco de capacitações que estão sendo realizadas por meio do programa “Crianças saudáveis, futuro saudável”. As ações vêm sendo desenvolvidas nos 12 municípios de abrangência da Usina hidrelétrica Estreito.

Trata-se de mais uma importante etapa do programa, promovido por meio da parceria do Consórcio estreito de energia (CESTE), a Fundação Suez, o Instituto Alcoa, e a Ong Inmed Brasil na região, que conta com o apoio das prefeituras municipais e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, aumentando a reserva de nutrientes e reduzindo parasitas intestinais.
Na etapa realizada em 2009, um total de 14.238 meninos e meninas de 197 escolas públicas municipais dos 12 municípios influenciados pela Usina de Estreito, foram beneficiadas pelo programa “Crianças saudáveis, futuro saudável”.

“O projeto de hortas nas escolas empolgou a comunidade do assentamento e nossa expectativa é incentivar iniciativas semelhantes junto a alunos e professores da zona urbana também”, explica a coordenadora regional do programa em Palmeiras do Tocantins, Maria Sônia Oliveira, durante capacitação realizada pela Inmed no último dia, 19, na Escola Municipal Padre Josimo, no assentamento 1º de Janeiro, localizado na zona rural do município.

A ação contou com a participação de 30 pessoas, entre comunidade local e educadores. Maria Sônia enfatiza que a ideia é transformar o produto das hortas em alimentação saudável, para as crianças, combatendo a anemia e a desnutrição.
Na avaliação da Secretária Municipal de Educação de Palmeiras do Tocantins, Vera Lúcia Sousa silva, o programa já está trazendo seus primeiros resultados concretos. “Percebemos na capacitação, o quanto as pessoas estão envolvidas com a proposta de uma alimentação saudável, cultivada nas próprias escolas. Cada um contribuindo com os cuidados das hortas e manutenção das hortas, de forma a ter sempre alimentos que poderão complementar, a própria merenda escolar”, assinala.

Além de Palmeiras do Tocantins, professores e comunidade do município de Goiatins realizam a capacitação para o projeto de horta nas escolas nesta sexta-feira, 22. A ação também ocorre em Barra do Ouro. (Com informações da assessoria de imprensa CESTE/UHE)
 


AO VIVO