Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º

Semec de Colinas seleciona professores

02 dezembro 2010 - 16h09

A partir de 06 de dezembro a Prefeitura de Colinas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura estará inscrevendo os candidatos a uma das sete vagas para professor alfabetizador do Programa Brasil Alfabetizado.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos dias 06, 07 e 08 de dezembro, das 8 às 16 horas na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Rua Presidente Dutra, número 144.

Os sete professores alfabetizadores serão selecionados para trabalharem, por tempo determinado, num período de 12 horas/aulas semanais, sendo 10 horas/aulas e duas em horas atividades. Os selecionados serão bolsistas e receberão um valor de 250 a 275 reais, mensalmente, durante oito meses.

Podem participar da seleção, acadêmicos e/ou profissionais nas áreas de Pedagogia, Normal Superior e Letras. E também, aqueles profissionais que possuem apenas o magistério.

Seleção
O processo seletivo terá como modalidade de avaliação a experiência (prática ou teórica) com o magistério, prova escrita (redação) e entrevista. A prova escrita terá caráter eliminatório e contará com uma questão dissertativa sobre práticas pedagógicas de alfabetização. A entrevista também terá caráter eliminatório e participarão dela apenas os candidatos melhores classificados na prova escrita.

A prova escrita acontecerá a partir das 14 horas do dia 10 de dezembro, na Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas – FIESC. A duração será de duas horas.

Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado é um projeto do Governo Federal, mas que precisa da adesão do município um ano antes de sua implantação. O prefeito José Santana Neto assinou a adesão do município de Colinas do Tocantins em 07 de junho de 2009. Em 2010 os primeiros jovens, adultos e idosos começaram a estudar.

O Brasil Alfabetizado é um programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos. Seu objetivo é inserir os alunos no universos das letras, incentivando-os a continuarem no processo de escolarização no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).


Formatura
Em 16 de novembro de 2010 os 80 primeiros alunos alfabetizados pelo programa receberam seu certificado em solenidade realizada no Centro de Convivência dos Idosos.(Com informações da assessoria de imprensa Semec Colinas)