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Aterros de ponte e trecho da BR-230 continuam sem asfalto

26 janeiro 2011 - 08h58

Inaugurada no dia 25 de outubro de 2010, a ponte sobre o Rio Araguaia que liga o Estado do Tocantins, Araguatins, ao Estado do Pará, Porto Jarbas Passarinho, na BR-230 Transamazônica, se transformou, como já se era previsto, em um grande ponto de trafego de veículos, principalmente o de cargas.

Mas um problema grave, ainda não resolvido, incomoda motoristas e moradores da região. É a não finalização dos aterros nas cabeceiras da ponte e o asfaltamento de um trecho de 22 Km do Porto Jarbas Passarinho até as proximidades do município de Brejo Grande do Araguaia.

Sobre as cabeceiras da ponte a informação é que serão feitas junto com o asfaltamento do trecho até perto de Brejo Grande. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o trecho ainda não foi concluído por falta de Licença Ambiental que há anos se encontra parada nos tramites burocráticos esperando liberação.

A versão popular
Já na boca do povo a versão é bastante diferente. Segundo comentários que circundam no Porto Jarbas Passarinho e nos municípios de Brejo Grande e Palestina, a história é que os recursos da conclusão do trecho sem asfalto, alguém teria dado fim, pois a situação já está perto de completar uma década.

Ainda se comenta nas comunidades que a alternativa para a solução do problema está sendo tomada, através da tentativa de liberação de recursos destinados ao recapeamento asfáltico do trecho Porto Jarbas Passarinho até Marabá. Daí com esse novo recurso seria possível terminar o trecho. (Do Folha do Bico)