Menu
Busca domingo, 15 de setembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
37ºmax
23ºmin
SEGUNDO PESQUISA

Mais de 80% dos palmenses afirmam ter dívidas com cartão de crédito

16 julho 2019 - 09h48

Em junho, 80,3% dos palmenses entrevistados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC afirmaram ter dívidas com cartão de crédito. Com as taxas de juros mais altas do mercado, a modalidade está no topo do ranking das principais dívidas há anos, como mostra a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, divulgada em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Em segundo lugar do ranking, vem os financiamentos de veículos (22%) e imobiliário (19,8%). Nesta lista, entram ainda os carnês de lojas, cheque especial e empréstimo consignado, por exemplo. “Apesar das pessoas escolherem mais de uma alternativa na pesquisa, o cartão de crédito está sempre no topo. Mesmo com juros altos, as pessoas ainda recorrem ao cartão para compras, desde as do dia a dia até às de médio porte, como eletrodomésticos e móveis”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

“O importante, no entanto, é manter o pagamento em dia. Assim, evita-se pagar juros e aumentar a dívida de forma que não consiga quitar futuramente”, comenta a economista. Já em relação à inadimplência, a pesquisa apontou uma condição de estabilidade no indicador que aponta os pagamentos de dívidas após o vencimento, passando de 12% para 11,9% de palmenses que têm contas atrasadas.

PEIC

No geral, o total de endividados em Palmas ficou em 69,1%, configurando um aumento de 1,5 ponto percentual em relação a maio (67,6%) e de 1,9 ponto percentual em comparação com junho do ano passado (67,2%). Os palmenses afirmaram ainda que levam 49,7 dias para pagar as contas em atraso e comprometem 33,7% da renda com dívidas.

Confira a pesquisa completa no site www.fecomercioto.com.br



Ao Vivo