Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
METEOROLOGIA

Forte ventania atinge Palmas a mais de 70km/h nesta terça

06 agosto 2019 - 11h48

Palmas amanheceu com uma nuvem de poeira e ventos fortes nesta terça-feira, 06. A ventania começou a ficar mais forte ainda durante a madrugada e durante esta manhã os ventos ultrapassaram os 73,44km/h segundo professor doutor José Luiz Cabral, do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

De acordo com os dados do Nemet, os ventos estão sendo intensificados por ventos advindos da costa brasileira e vêm em altitude interagindo com as condições topográficas do local. “Aqui em Palmas temos uma condição topográfica que favorece a intensificação dessas rajadas de vento. Temos uma região de vale, com as Serras Gerais e Serra do Estrondo”, explica o meteorologista.

Segundo Cabral, na estação meteorológica as rajadas de vento chegaram aos 73,44km/h, “mas é bem provável que em alguns locais de Palmas esses ventos tenham ultrapassado esse valor”. O professor da Unitins lembra que a forte massa de ar quente e seca, um sistema de alta pressão que atua na região central do país, associada com outros fenômenos meteorológicas na alta atmosfera contribuem para o aumento da velocidade do vento.

Conforme os dados do Núcleo de Meteorologia, a intensidade e velocidade do vento está dentro dos padrões normais deste período do ano.