Palmas
24º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
EM GOIATINS

Ataques de morcegos mobilizam equipes da Adapec em comunidade indígena

22 novembro 2025 - 08h44Por Da Redação

Agentes da Defesa Agropecuária do Tocantins realizaram uma ação preventiva de controle populacional de morcegos na Aldeia Nova, da etnia Krahô, em Goiatins, região norte do estado. A mobilização aconteceu entre os dias 17 e 20 de novembro, após relatos de ataques a suínos e aves na comunidade.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A operação foi solicitada pela Secretaria Estadual da Saúde. Segundo a Adapec, não há casos confirmados de raiva em animais, e nenhum ataque a pessoas foi registrado.

ESPÉCIES CAPTURADAS

Durante a vistoria, a equipe especializada no Controle da Raiva dos Herbívoros identificou e capturou três espécies de morcegos: Desmodus rotundus, Diaemus youngi e Diphylla eucadata. Os animais foram encontrados principalmente em estruturas como galinheiros e pocilgas, locais de alta interação com animais domésticos.

AÇÃO CONTÍNUA NO ESTADO

Atualmente, a Adapec mantém quatro equipes atuando em todo o Tocantins, executando ações como:

Controle populacional de morcegos hematófagos

Monitoramento de abrigos e cadastramento de novos pontos

Orientação a produtores rurais sobre medidas de prevenção

RISCO DE TRANSMISSÃO DA RAIVA

A raiva é uma doença grave, transmitida por meio da saliva de animais infectados — geralmente por mordedura. A doença não tem cura em humanos, mas pode ser prevenida com vacinação.

Os morcegos hematófagos são considerados os principais transmissores em áreas rurais, especialmente a espécie Desmodus rotundus, a mais associada ao contágio entre animais domésticos e pessoas.

COMO PROCEDER EM CASO DE SUSPEITA

A Adapec orienta que qualquer suspeita de raiva em animais seja comunicada imediatamente pelo telefone 0800 000 4733 ou à unidade da agência no município.

Pessoas que tiverem contato com morcegos ou com animais apresentando comportamento anormal devem procurar uma unidade de saúde imediatamente para avaliação.