A equipe de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) entregou 49 aves silvestres ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). A ação faz parte da Operação Pássaro Livre, realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, que apreendeu 133 animais provenientes de criadouros ilegais.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
APREENSÕES E MULTAS
Durante a operação, foram também recolhidas 163 gaiolas e seis alçapões utilizados para captura de pássaros, além da aplicação de multas que somaram R$ 18 mil. A iniciativa teve como objetivo coibir a caça e a criação clandestina de animais silvestres na região do Bico do Papagaio, abrangendo os municípios de São Miguel do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Buriti do Tocantins e Esperantina.
ESPÉCIES RESGATADAS
Entre as aves resgatadas, estavam espécies como curió, guriatã, trinca-ferro, bigode, papa-capim e galo-de-campina. Durante a fiscalização, 84 animais foram devolvidos à natureza em uma área de reserva legal do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), câmpus de Araguatins. Os 49 restantes foram entregues ao Cefau para avaliação clínica e cuidados necessários.
CUIDADOS E ACOMPANHAMENTO
“Ao chegarem ao Cefau, os animais receberam avaliação clínica. Aqueles em bom estado de saúde e comportamento compatível com a espécie foram devolvidos à natureza. As demais permaneceram em observação”, explicou a coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca.
COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO
O gerente de fiscalização ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos, destacou a importância das operações: “Cada atividade fortalece a conscientização sobre a preservação e o respeito às leis ambientais. Estamos comprometidos em proteger a fauna e combater o tráfico de animais silvestres”.


Operação tem como objetivo coibir a caça e a criação clandestina de animais silvestres - Crédito: Andréa Marques


