A Secretaria da Administração do Tocantins (Secad) esclareceu nesta segunda-feira (16) as principais dúvidas dos servidores públicos estaduais e pensionistas sobre o pagamento dos salários pelo Banco de Brasília (BRB), que passa a ser realizado a partir deste mês de junho.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O secretário Paulo César Benfica garantiu que todos os servidores receberão seus salários normalmente, sem prejuízos. Ele também informou que o BRB está ampliando a rede de atendimento, com abertura de novas agências e pontos de apoio em várias regiões do estado.
CONFIRMAÇÃO DA CONTA NO BRB É OBRIGATÓRIA
Segundo a Secad, todos os servidores e pensionistas precisam informar ao setor de Recursos Humanos (RH) de seus órgãos os dados da conta no BRB, mesmo que a conta tenha sido aberta automaticamente pelo Governo do Estado.
O secretário reforçou que, embora os salários passem a ser depositados no BRB, cada servidor pode escolher se mantém o recebimento nesse banco ou se fará portabilidade para outra instituição financeira.
COMO ABRIR A CONTA NO BRB
O processo de abertura de conta pode ser feito de forma totalmente digital, através do aplicativo Banco BRB, disponível nas lojas Apple Store e Play Store. Quem preferir, pode procurar auxílio nas agências do BRB.
Depois de abrir a conta, o servidor deve encaminhar ao setor de RH a comprovação com os dados bancários. A integração com o sistema de pagamento será feita de forma centralizada, conforme o calendário oficial da folha.
ENTREGA DOS CARTÕES
Os cartões físicos serão enviados para o endereço indicado no momento da abertura da conta. O prazo de entrega é de até 10 dias úteis. Para facilitar, o BRB também contratou uma empresa especializada para auxiliar nas entregas.
Quem ainda não recebeu o cartão pode acompanhar o envio ou tirar dúvidas pelos canais de atendimento do banco.
Enquanto isso, os servidores já podem utilizar o cartão de débito virtual, disponível no aplicativo do banco em até 24 horas após a abertura da conta.
ATENDIMENTO PRESENCIAL NO INTERIOR
Para atendimento presencial, servidores de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional podem procurar as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PronTO) até o dia 30 de junho, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Além dessas cidades, outras 26 localidades terão postos temporários de atendimento, até que o BRB conclua a instalação de unidades fixas em pontos estratégicos do Tocantins.
OPÇÕES DE SAQUE
Os saques poderão ser realizados nos caixas do BRB nas agências de Palmas. No segundo semestre, as cidades de Porto Nacional, Araguaína e Gurupi também contarão com caixas 24 horas.
O banco ainda estuda a possibilidade de liberar saques em estabelecimentos comerciais, como supermercados e farmácias, em outros municípios.
POSSIBILIDADE DE PORTABILIDADE
Caso o servidor prefira continuar recebendo em outro banco, é possível solicitar a portabilidade. Isso poderá ser feito após a abertura da conta no BRB.
Todos os direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor estão sendo assegurados, segundo a Secretaria da Administração.
COMO FALAR COM O BRB
Os servidores podem entrar em contato com o BRB pelos seguintes canais:
-
Chat no aplicativo do Banco BRB
-
SAC 24 horas: 0800 648 6161
-
SAC para Pessoas com Deficiência (PcD): 0800 648 6162