A partir desta quarta-feira (17), passageiros que utilizarem o transporte de barqueiros entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), no rio Tocantins, passaram a pagar R$ 5 pela travessia. A cobrança foi anunciada pela Associação de Barqueiros do Tocantins (Abatins), responsável pelo serviço.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
FIM DO CONVÊNIO COM O GOVERNO
O transporte vinha sendo gratuito desde o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, em dezembro de 2024. O convênio emergencial firmado com o Governo do Tocantins venceu em 14 de setembro e não foi renovado. A Abatins informou que procurou a gestão estadual, mas não obteve resposta.
PEDIDO DA POPULAÇÃO
O vereador de Aguiarnópolis, Elias Júnior, esteve essa semana no "Porto dos Barquinhos" para mostrar o intenso movimento das embarcações e cobrar a retomada da gratuidade dessa travessia por parte do governador em exercício Laurez Moreira.
TRAVESSIA POR BALSA SEGUE GRATUITA
Enquanto a travessia de barcos passou a ser cobrada, o serviço de balsa contratado pelo DNIT continua funcionando sem custo para pedestres e veículos, entre os dois municípios, mas a população reclama ser insuficiente para atender a demanda de usuários do serviço.
CONSTRUÇÃO DA NOVA PONTE
A nova ponte sobre o rio Tocantins já está em obras, com entrega prevista ainda em 2025. O investimento é de R$ 171,1 milhões e envolve mais de 500 trabalhadores em regime de quase 24 horas por dia. A estrutura terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e duas faixas de rolamento, além de acostamentos, passeios para pedestres e sistema de monitoramento.
TRAGÉDIA EM 2024
A ponte JK desabou no dia 22 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos e três desaparecidos. No acidente, caíram no rio veículos de passeio, caminhonetes e quatro caminhões, sendo dois com cargas de ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. A causa do colapso ainda é investigada pelo DNIT e pela Polícia Federal.


Embarcações fazem travessia entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) - Crédito: Divulgação 


