Palmas
26º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
24º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
CALMA E CORAGEM

Bombeira Mirim salva irmã recém-nascida e evita tragédia em casa

13 outubro 2025 - 08h51Por Da Redação

Com apenas 13 anos, Ana Júlia Alves de Sousa salvou a vida da irmã recém-nascida que estava sem respirar. A menina, moradora de Dianópolis, no sudeste do Tocantins, aplicou uma técnica de desobstrução das vias aéreas aprendida no Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), do qual faz parte há um ano e meio.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

SALVAMENTO NA MADRUGADA

Durante a madrugada do dia 7, a mãe de Ana Júlia percebeu que a bebê, com apenas 27 dias, estava sufocando com leite saindo pelo nariz. Desesperada, pediu ajuda à filha.

Minha mãe me chamou e, quando vi, minha irmã já estava roxinha. Coloquei ela no meu braço e fiz a tapotagem, batendo nas costas cinco vezes. Na quinta, ela chorou. Foi quando percebi que tinha dado certo”, contou Ana Júlia.

TRANQUILIDADE E CONHECIMENTO

Mesmo diante da tensão, a adolescente manteve a calma e executou o procedimento corretamente. “Na hora em que ela chorou, eu parei no tempo, sem acreditar. Depois ela dormiu, foi um alívio enorme”, relatou.

RECONHECIMENTO DOS INSTRUTORES

O soldado Adriel Nunes Tavares, instrutor do PROEBOM, destacou que o caso mostra a importância do projeto. “A Ana Júlia comprovou que o que ensinamos tem valor real — salvou uma vida aplicando o que aprendeu conosco”, afirmou.

PROGRAMA FORMA JOVENS PARA A VIDA

O PROEBOM ensina noções de primeiros socorros, disciplina, civismo e autocontrole. “Quando o aluno domina a técnica, ele naturalmente se mantém calmo em emergências. Foi o que aconteceu com a Ana Júlia”, explicou o soldado.
A menina, emocionada, reforçou a importância do aprendizado: “Aprendi com o PROEBOM que sempre existe um jeito de agir e resolver. Eu só consegui ajudar minha irmã porque acreditei que podia fazer algo”.

Ana Júlia e os instrutores do Corpo de Bombeiros  Foto: Divulgação/Bombeiros

Ana Júlia e os instrutores do Corpo de Bombeiros — Foto: Divulgação/Bombeiros