Palmas
36º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
BAIXA CRIMINALIDADE

Cidade tocantinense zera homicídios por dois anos e vira exemplo nacional

19 julho 2025 - 12h21Por Da Redação

Com cerca de 4 mil habitantes, Conceição do Tocantins, no sudeste do Estado, atingiu uma marca histórica: dois anos consecutivos sem nenhum registro de homicídio. A informação foi divulgada pela Polícia Militar do Tocantins nesta quarta-feira (16), reforçando a imagem de uma das cidades mais tranquilas do Estado — e, possivelmente, do Brasil.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Fundada em 1741 e emancipada em 1963, a cidade é conhecida por suas belezas naturais e tradições culturais. Agora, entra também para o mapa da segurança pública de excelência, graças à atuação próxima e integrada das forças policiais.

AÇÃO POLICIAL ESTRATÉGICA

O resultado é atribuído à atuação da 3ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar, que intensificou o policiamento preventivo e a repressão qualificada. Em dois anos, foram realizadas 81 prisões e apreensões, incluindo 13 mandados judiciais e 17 casos ligados ao tráfico de drogas.

Também foram registradas ocorrências de furto, lesão corporal, ameaça, maus-tratos a animais, entre outros crimes — todos com respostas rápidas. A polícia recuperou seis veículos roubados e apreendeu mais de 1 kg de maconha, 129 g de cocaína e 41 g de crack.

REDE COMUNITÁRIA

Além da repressão, a polícia tem investido na aproximação com a comunidade por meio das Redes Comunitárias de Segurança (RCS). A iniciativa facilita o contato entre moradores e PM, estimula denúncias anônimas e fortalece a confiança mútua.

Ações como os programas Protetor, Caminhos Seguros, Força Total e Temporada de Férias também contribuem para ampliar a presença policial nas áreas urbanas e rurais.

PARCERIA COM A PREFEITURA 

De acordo com o tenente-coronel Gleidison Antônio de Carvalho, comandante do 10º BPM, o sucesso é resultado da soma entre estratégias de policiamento e apoio da comunidade:

“A paz se constrói com proximidade, presença e profissionalismo. O apoio da prefeitura tem sido essencial, especialmente no fortalecimento da estrutura das viaturas e do suporte logístico.”

Moradores confirmam a sensação de segurança. O comerciante Lupércio Maciel Duarte, que vive há mais de 30 anos na cidade, afirmou que nunca se sentiu tão seguro.

ATUAÇÃO RÁPIDA E EFETIVA

A delegada Melícia Resende Rocha Ganzaroli, da 104ª Delegacia da Polícia Civil, também destacou o papel decisivo das forças integradas. Para ela, a queda nos crimes contra a vida está ligada à resposta imediata da PM e à apuração rápida dos fatos pela Polícia Civil.

“O trabalho conjunto com o Ministério Público e o Judiciário fecha um ciclo que combate a reincidência e fortalece a sensação de justiça. Isso impacta diretamente na redução da violência”, completou.

EXEMPLO DE QUE A PAZ É POSSÍVEL

Com atuação integrada, presença constante e envolvimento da comunidade, Conceição do Tocantins se destaca em meio a um cenário nacional de insegurança. A cidade prova que é possível manter a paz mesmo com poucos recursos — desde que haja planejamento, união e compromisso com a população.