Palmas
25º
Araguaína
22º
Gurupi
21º
Porto Nacional
22º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
PORTO NACIONAL

Cliente que teve dinheiro retido após encerramento de conta em banco será indenizado

10 junho 2025 - 09h13Por Da Redação

O juiz Ciro Rosa de Oliveira, do Juizado Especial Cível de Porto Nacional, condenou uma instituição financeira a restituir e indenizar um empresário que teve valores retidos indevidamente após o encerramento de sua conta corrente empresarial. O montante em disputa era de R$ 1.765,33, referente ao capital social integralizado.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

RETENÇÃO DO DINHEIRO GEROU INSATISFAÇÃO

Segundo o processo, o banco informou que o valor só seria liberado quase um ano depois, após a próxima assembleia da cooperativa. O empresário recorreu à Justiça, alegando necessidade dos recursos para suas atividades e solicitando a devolução imediata, além de indenização por danos materiais e morais.

DECISÃO E VALORES 

Na sentença, o juiz determinou a devolução do valor retido, atualizado com juros e correção monetária, e fixou uma indenização por danos morais de R$ 3.000,00. O magistrado classificou como ilícita a retenção, destacando que a instituição não apresentou justificativa legal para manter o dinheiro retido.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL 

O juiz ressaltou que a relação entre cliente e banco é regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Ele afirmou que o cliente teve "seus direitos de personalidade" violados ao ter o dinheiro retido, o que causou prejuízo significativo, já que o montante era necessário para sua subsistência.

POSSIBILIDADE DE RECURSO

A decisão está publicada e ainda cabe recurso por parte da instituição financeira.