A empresa responsável pelo transporte coletivo em Gurupi, Isabelly Transportes, enviou um ofício à prefeitura nesta terça-feira (4) solicitando a rescisão do contrato. Com isso, os serviços de ônibus no município devem ser encerrados até o fim de março. A empresa não se pronunciou sobre o pedido.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
MOTIVOS DA RESCISÃO
De acordo com a prefeitura, a baixa demanda de passageiros foi a principal razão para o pedido. A empresa foi contratada para atender 64.050 passageiros mensais, mas nos primeiros dois meses de operação gratuita, a média foi de apenas 10 mil passageiros. Após a cobrança da tarifa, o número caiu para 6 mil. Além disso, 40% dos benefícios são gratuidades, o que comprometeu ainda mais a viabilidade financeira do serviço.
PRÓXIMOS PASSOS
A previsão é de que os serviços continuem pelos próximos 45 dias, até que um novo processo licitatório seja iniciado.
HISTÓRICO DE PROBLEMAS
Gurupi, a terceira maior cidade do Tocantins, ficou sem transporte coletivo por três anos devido à desistência da antiga empresa prestadora do serviço, que não conseguiu cobrir os custos durante a pandemia. A prefeitura tentou retomar o serviço em maio de 2023, mas enfrentou dificuldades, incluindo a desistência da primeira empresa vencedora da licitação e a suspensão da segunda empresa devido a investigações no Distrito Federal.