Palmas
23º
Araguaína
22º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
EM PALMAS

Empresa vence licitação de R$ 9,3 milhões para ampliar aterro sanitário

20 agosto 2025 - 13h23Por Da Redação

Com a atual célula do Aterro Sanitário de Palmas prestes a atingir o limite de capacidade, a prefeitura homologou nesta segunda-feira (18) a licitação que definiu a empresa responsável pela obra de ampliação. O investimento previsto é de R$ 9,3 milhões.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

EMPRESA RESPONSÁVEL E PRAZO DE ENTREGA

A vencedora da concorrência foi a Impermax Engenharia Ltda, conforme publicação no Diário Oficial do Município. A obra prevê a construção da sétima célula de disposição de rejeitos.
Os serviços começam após a assinatura do contrato, em data ainda não divulgada, mas a previsão é que a nova estrutura passe a receber os resíduos ainda em 2025.

ESTRUTURA DA NOVA CÉLULA

A nova área, localizada no assentamento São João, na zona rural da capital, contará com:

  • Fundo impermeabilizado com manta de polietileno de alta densidade (Pead) de 2 mm;

  • Sistema de drenagem de chorume;

  • Tubos para captação de gases;

  • Cobertura vegetal, que reforça a proteção ambiental.

O processo seguirá o mesmo padrão das demais células: os resíduos serão espalhados, compactados e cobertos, assegurando maior controle ambiental.

IMPACTO NA COLETA DE RESÍDUOS

De acordo com a prefeitura, o aterro recebe atualmente cerca de 400 toneladas diárias de lixo, provenientes da coleta doméstica, limpeza urbana, rejeitos da usina de triagem da construção civil e grandes geradores.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA

“Estamos trabalhando com celeridade para garantir a ampliação do aterro, essencial para a continuidade dos serviços de destinação final do lixo doméstico de Palmas. Essa obra representa um avanço significativo para a sustentabilidade e saúde pública da nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro.