O Governo do Tocantins recebeu, na quarta-feira (3), o primeiro lote de 6.159 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), enviado pelo Ministério da Saúde.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Logo após a chegada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) iniciou a distribuição aos municípios, que já começaram a retirar os imunizantes nos polos regionais para abastecer as Salas de Imunização.
GESTANTES JÁ PODEM PROCURAR AS UBS E USF
Gestantes a partir da 28ª semana, sem restrição de idade, estão sendo convocadas para comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), levando a Caderneta da Gestante.
A vacinação é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra o VSR, vírus que acomete as vias aéreas e é uma das principais causas de bronquiolite e infecções respiratórias graves em bebês.
SAÚDE DESTACA IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO
O secretário estadual da Saúde, Vânio Rodrigues, reforçou que a vacinação das gestantes é essencial para proteger os recém-nascidos.
“Destacamos o empenho dos municípios em buscar as vacinas e disponibilizar à população. Esse trabalho integrado faz toda a diferença para a saúde materna e infantil”, afirmou.
A gerente substituta de Imunização da SES/TO, Marli Jerônimo, também reforçou o convite.
“A vacina pode ser aplicada junto com outras imunizações recomendadas para gestantes, como hepatite B”, explicou.
CALENDÁRIO VACINAL
Disponibilizada no Brasil em dezembro de 2025, a vacina contra o VSR foi incorporada ao Calendário de Vacinação da Gestante, garantindo proteção imediata tanto para a mãe quanto para o bebê.
O Ministério da Saúde alerta que o vírus causa cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
Até 22 de novembro de 2025, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus, sendo 82,5% deles (mais de 35,5 mil) em crianças abaixo de dois anos.
EFICÁCIA DO IMUNIZANTE
Estudos clínicos comprovam que a vacina é altamente eficaz. O Estudo Matisse demonstrou que a imunização materna tem potencial de prevenir 81,8% das doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida do bebê.


A vacina já está disponível no Tocantins e os municípios já trabalham no abastecimento das salas de vacinação - Crédito: Divulgação SES


