Palmas
27º
Araguaína
30º
Gurupi
32º
Porto Nacional
32º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
PALMAS

Estado e Prefeitura alinham estratégias para reduzir tempo de espera no HGP

18 março 2025 - 08h34Por Da Redação

O secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, e a secretária municipal de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski, se reuniram nesta segunda-feira (17) no Hospital Geral de Palmas (HGP) para discutir estratégias que reduzam a transferência de pacientes sem perfil clínico para a unidade. O HGP é referência em média e alta complexidade, mas enfrenta sobrecarga devido ao alto número de atendimentos, especialmente de pacientes vindos da Capital.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

INVESTIMENTOS NO HGP

Felinto destacou os investimentos recentes no hospital, como a ampliação de leitos (157 no total), reformas no pronto-socorro, novo ambulatório pediátrico e cozinha. Apesar disso, a demanda crescente tem sobrecarregado a unidade, que atende 70% de pacientes de Palmas e 26% para clínica geral.

PARCERIA PARA MELHORAR FLUXOS

A parceria entre estado e município visa aprimorar a contrarreferência, garantindo que pacientes sem necessidade de alta complexidade sejam atendidos em unidades básicas ou hospitais de menor porte. Além disso, ações conjuntas com a Polícia Militar e o Detran buscam reduzir acidentes, responsáveis por mais de 80% dos atendimentos ortopédicos.

DESAFIOS E AÇÕES IMEDIATAS

A secretária Dhieine Caminski ressaltou a necessidade de melhorar a atenção primária em Palmas até julho. Já o major Jair, da PMTO, e o presidente do Detran, Willian Gonzaga, reforçaram o compromisso com campanhas de conscientização e fiscalização para diminuir acidentes de trânsito.

SOBRECARGA NO PRONTO-SOCORRO

No último fim de semana, o HGP atendeu 296 pacientes no pronto-socorro, sendo 52% liberados em menos de 72 horas. Segundo o diretor técnico, Ermilton Barreira, muitos desses casos poderiam ser resolvidos em unidades de baixa complexidade.

ORTOPEDIA EM DESTAQUE

A especialidade de ortopedia é uma das mais demandadas, com média de 13 cirurgias diárias e 80 a 120 internações mensais. Dados do Escritório da Qualidade mostram que, em janeiro e fevereiro de 2025, o HGP atendeu 276 pacientes ortopédicos, número 7% maior que em 2024.

RELATOS DE PACIENTES

Márcio Gomes, de 34 anos, e Roniel Bezerra, de 31, estão entre os pacientes ortopédicos atendidos. Ambos sofreram acidentes de moto e destacaram a importância do atendimento no HGP para tratar fraturas e lesões graves.