O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta segunda-feira, 13 de maio, um estudo técnico para viabilizar uma nova estrada que ligará Buritirana a Palmas, com foco no desvio de veículos pesados da perigosa curva na Rodovia TO-030, localizada na entrada da Cachoeira da Roncadeira, no distrito de Taquaruçu.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A visita foi acompanhada por técnicos do governo, engenheiros e o presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro. A proposta inclui a pavimentação de um trecho próximo à Escola Municipal de Tempo Integral Professora Sueli Pereira de Almeida Reche, ligando a TO-030 à estrada vicinal que segue até Aparecida do Rio Negro, onde se encontra a BR-010.
SEGURANÇA NA REGIÃO
O novo trajeto, segundo o governador, deve servir como rota alternativa para caminhões e veículos de turismo que seguem rumo ao Jalapão, evitando o atual trecho com curva acentuada e alto índice de acidentes.
“Estamos em uma área muito perigosa da serra de Taquaruçu, com movimento intenso e onde caminhões capotam constantemente. O objetivo é retirar esse trânsito pesado da curva. Visitamos o local para buscar soluções viáveis com nossa equipe técnica”, afirmou Wanderlei Barbosa.
A medida também busca preservar a segurança de moradores, turistas e motoristas que trafegam pela região, uma das mais movimentadas do Estado, especialmente em períodos de alta temporada.
NOVO TRAJETO
A Ageto ficará responsável pela elaboração de um estudo técnico detalhado, que indicará a melhor forma de executar a intervenção. A nova rota deve partir da estrada próxima à Escola Sueli Reche até se conectar com o trecho que vem de Aparecida do Rio Negro, oferecendo uma alternativa pavimentada para o escoamento da produção, tráfego de caminhões e turismo.
De acordo com o superintendente da Ageto, Max Rodrigo Barbosa Souza, o levantamento será feito para embasar as decisões sobre o novo traçado. “A proposta inicial é o estudo da melhoria do tráfego e do acesso à curva. Só após isso será definida a melhor intervenção. Por enquanto, o foco é evitar mais acidentes e garantir segurança”, explicou.
CURVA DA RONCADEIRA
A curva na serra de Taquaruçu, na entrada da Cachoeira da Roncadeira, é conhecida por sua periculosidade. O trecho já foi cenário de diversos acidentes graves, especialmente envolvendo veículos de carga. Por ser uma região com relevo acentuado e curvas fechadas, motoristas enfrentam dificuldades na condução, principalmente em períodos de chuva.
A proposta da nova rota chega como uma alternativa mais segura, tanto para o transporte de cargas quanto para o fluxo de turistas que visitam o Jalapão e outras atrações da região serrana de Palmas.