Nesta terça-feira, 09, o Setor de Humanização do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu um encontro para discutir amamentação e aleitamento materno, orientando as gestantes sobre os benefícios para a mãe e ao bebê com o processo de cuidado através da nutrição saudável.
A roda de conversa foi ministrada por uma equipe multiprofissional, abordando temas sobre o psicológico da paciente no momento da amamentação, (ministrado pela psicóloga, Lyana de Cássia Rocha Sales); Os benefícios do aleitamento materno para o bebê e para a mamãe (ministrado pela Fonoaudióloga, Ana Cláudia Cavalcante Moraes) e orientações sobre a forma correta de amamentar (ministrado pela terapeuta ocupacional, Vanessa Resplandes).
“Gostei muito da palestra e acho muito importante os profissionais falarem desse tema com as mamães, pois senti na pele essa diferença na saúde dos meus filhos. Por não saber como amamentar e a importância da amamentação logo dei outros alimentos a minha primeira filha, que hoje está aqui e ela me deu muito trabalho na infância, adoecia muito, já o meu filho caçula que amamentei nunca precisou ficar internado”, relatou Francisca Alves de Moura, mãe da paciente Danila Alves.
Segundo Assistente social, responsável pelo setor de Humanização do HRAUG, Ligya da Silva Pereira, “estamos trabalhando diversas ações para sensibilizar as puérperas sobre a importância da amamentação, por isso toda semana durante todo esse mês de agosto iremos promover essas rodas de conversas para que as mamães possam ser orientadas sobre o tema”, destacou.
A diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa, destacou que o incentivo a amamentação deve ser diária. “Não é apenas no Agosto Dourado que devemos incentivar sobre a amamentação, por isso temos um trabalho com as equipes multiprofissional que auxilia as lactantes com todo este processo, logo no nascimento dos bebês”, afirmou.