Desde o início da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em janeiro de 2024, mais de 227 mil tocantinenses já solicitaram o novo documento. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública e mostram que, até 23 de julho, foram emitidas 227.110 carteiras, o equivalente a 14,4% da população do Estado.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
MAIORIA DAS EMISSÕES
Do total, 116,8 mil documentos foram para mulheres (51,46%) e 110,2 mil para homens (48,53%). A média diária de emissões no Tocantins é de 202 documentos. Somente no mês de julho, foram registradas 9,7 mil emissões.
JOVENS E ADOLESCENTES LIDERAM PEDIDOS
A faixa etária com maior número de solicitações é a de 15 a 19 anos, com 24,9 mil emissões (10,99% do total). Em seguida, aparecem crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com 20,9 mil documentos emitidos (9,21%).
A nova CIN utiliza biometria para aumentar a segurança e, futuramente, vai permitir acesso digital a benefícios sociais.
USO DE BIOMETRIA PARA BENEFÍCIOS
No último dia 23 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. A implementação será gradual para garantir adaptação dos beneficiários.
Também foi lançado o aplicativo da CIN, que permite validação gratuita dos dados do documento.
COMO SOLICITAR A NOVA CIN
O Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública é o responsável pelo serviço.
-
Em Palmas: o agendamento deve ser feito pelo Portal de Serviços do Governo do Estado, aberto de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, para atendimento no próximo dia útil.
-
No interior: o atendimento é realizado nos núcleos de identificação de cada município.
A primeira via é gratuita; a partir da segunda, é cobrada taxa de R$ 25,00. O prazo de entrega é de 30 dias para a capital e até 90 dias para demais cidades do estado.