Moradores de Taguatinga, na região sudeste do Tocantins, sentiram um tremor de terra na manhã desta terça-feira (14). De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o fenômeno foi provocado por um abalo sísmico de magnitude 4,2 registrado por volta das 10h, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
MORADORES RELATAM “ONDA DE TREMOR”
A servidora Luzinete dos Santos contou que o tremor foi rápido, mas perceptível.
“Em alguns locais da cidade estão falando que sentiram, mas nem imaginávamos ser terremoto! Aqui no escritório sentimos sim o tremor. Foi muito rápido, tipo uma onda, como um rolo compressor passando na rua”, relatou.
EPICENTRO NA BAHIA
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou que o epicentro do tremor foi na Bahia, e o registro ocorreu às 10h14. As estações da RSBR detectaram o evento e classificaram o abalo como moderado.
“PARECIA QUE O CHÃO ESTAVA PASSANDO”
O empresário Vilidiou Soletti, que mora em Taguatinga, mas estava em Luís Eduardo Magalhães no momento do tremor, descreveu a sensação.
“Aqui em Luís Eduardo foi um tremor que parecia que estava passando. Começou mais fraco e aumentou, tremendo janelas, teto e chão. A sensação era de um rolo de asfalto acompanhado de um barulho de vibração por alguns segundos”, contou.
TREMORES SÃO COMUNS, DIZ RSBR
A RSBR informou que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, especialmente na região Nordeste e estão relacionados às pressões naturais na crosta terrestre. O último registro na Bahia havia ocorrido no último dia 11 de outubro, em Jacobina, com magnitude 1,9.


O tremor teve magnitude 4,2, com epicentro em Luis Eduardo Magalhães (BA) - Crédito: Rede Sismográfica Brasileira/Divulgação


