Palmas
23º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
ANUÁRIO 2025

Palmas figura no ranking das capitais mais seguras do Brasil para morar

10 novembro 2025 - 20h07Por Da Redação

Palmas alcançou um resultado expressivo no Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, elaborado pela empresa MySide. Segundo o levantamento, a capital do Tocantins é a 8ª mais segura entre as 27 capitais brasileiras, com taxa de 22,3 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O estudo utilizou dados mais recentes do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital baiana, Salvador, ficou na última posição, com 57,6 homicídios por 100 mil habitantes — mais que o dobro do índice registrado em Palmas.

SALTO NA SEGURANÇA

A melhora nos índices chama atenção. Em 2024, Palmas ocupava apenas a 22ª posição no ranking nacional, com taxa de 49,4 homicídios por 100 mil habitantes. Em um ano, o número caiu pela metade, consolidando a cidade como uma das capitais que mais avançaram em segurança pública no país.

Mesmo com o bom desempenho, Palmas ainda tem um dos menores efetivos de Guardas Municipais do Brasil, o que, segundo especialistas, reforça a necessidade de integração entre forças estaduais e municipais para garantir a continuidade dos resultados positivos.

ENTRE OS ESTADOS MAIS SEGUROS

Além do desempenho da capital, o Tocantins aparece em destaque no ranking nacional, ocupando o 9º lugar entre os estados mais seguros do Brasil. A taxa média estadual é de 19,7 homicídios por 100 mil habitantes, segundo o anuário.

COMO O RANKING FOI CALCULADO

O estudo da MySide é baseado em dados oficiais do IBGE e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. O principal indicador usado foi o número de assassinatos por 100 mil habitantes, medida considerada padrão internacional por organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A metodologia considera todos os óbitos registrados no país e consolidados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), operado pelo Ministério da Saúde. O uso dessa base garante uniformidade e comparabilidade entre os estados e capitais.

SOBRE A MYSIDE

Fundada em 2020, a MySide é uma empresa com sede em Goiânia e atuação em várias cidades do país. Especializada em tecnologia e serviços para o setor imobiliário, a organização busca oferecer mais transparência e segurança no processo de compra de imóveis, e também se destaca na produção de estudos e indicadores urbanos, como o anuário Cidades Mais Seguras do Brasil.