Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
CAOS NO TRANSPORTE

Palmenses enfrentam estações lotadas e fila gigante para emissão dos novos cartões

06 maio 2025 - 11h39Por Da Redação

Quem precisou utilizar o transporte coletivo na manhã desta terça-feira (6) em Palmas encontrou estações lotadas, atrasos nos ônibus e correria. A situação foi registrada pela reportagem da TV Anhanguera, que percorreu diversos pontos da capital e ouviu o desabafo de usuários afetados pela lentidão do sistema em plena fase de transição.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Na Estação Javaé, localizada no Setor Santa Fé, em Taquaralto, usuários relataram mais de uma hora de espera por um coletivo. Maria José, moradora da região sul, foi uma das afetadas. “Estamos aqui desde às 6h e nada de ônibus. Tem gente que chegou antes disso e continua aqui. Precisamos de uma solução urgente. Tem patrões que entendem nosso lado, mas muitos não têm paciência”, lamentou.

Até o fechamento desta reportagem, a Prefeitura de Palmas ainda não havia se manifestado sobre os atrasos e o tumulto nas estações.

NOVOS ÔNIBUS 

A expectativa é que os novos ônibus contratados pela Prefeitura de Palmas comecem a circular nesta quarta-feira (7). A transição integra a reformulação do sistema de transporte público da capital.

Durante o período de adaptação, a tarifa será gratuita até o dia 11 de maio. A partir do dia 12, o valor da passagem passará a ser R$ 4,85. A medida visa dar tempo aos usuários para se adequarem à nova operação e emitirem os novos cartões de transporte.

Apesar da gratuidade temporária, a desorganização no primeiro dia gerou revolta. O sistema ainda opera parcialmente, o que sobrecarregou as poucas linhas em circulação.

FILAS GIGANTES 

Outro ponto de tumulto foi registrado nos locais de atendimento para emissão dos novos cartões. Desde sexta-feira (2), o serviço está disponível na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). A partir desta segunda (5), o atendimento foi ampliado para as unidades do Resolve Palmas na Avenida JK e em Taquaralto.

No entanto, o reforço não foi suficiente para conter a demanda. Nesta terça-feira (6), filas se formaram antes mesmo da abertura das unidades, às 8h, especialmente no Resolve Palmas de Taquaralto.

O armador José Augusto Rodrigues esteve no local e se surpreendeu com o cenário: “Fila com mais de 500 pessoas. Fui deixar uma pessoa para fazer o novo cartão e já tinha gente que amanheceu aqui. Se está difícil para fazer a carteirinha, imagine pegar o ônibus depois”, criticou.

SERVIÇO SEGUE SOBRECARREGADO 

A ausência de informações detalhadas por parte da gestão municipal agrava o sentimento de insegurança entre os passageiros. Com o número reduzido de veículos e uma demanda alta por atendimento, o sistema enfrenta um caos operacional logo nos primeiros dias da transição.

A população aguarda não só mais agilidade na liberação dos novos ônibus, como também respostas oficiais e maior organização na emissão dos cartões, que são obrigatórios para o uso do serviço após o período gratuito.

Filas enormes no Resolve Palmas, em Taquaralto  Foto: Matheus Dias/ TV Anhanguera

Filas enormes no Resolve Palmas, em Taquaralto — Foto: Matheus Dias/ TV Anhanguera