Palmas
26º
Araguaína
26º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
UNIRG VESTIBULAR COLINAS
UNIRG COLINAS
ENTENDA O MOTIVO

Ponte que liga Palmas a Luzimangues agora terá sistema noturno de "Pare e Siga"

21 janeiro 2026 - 09h40Por Da Redação

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), inicia nesta quarta-feira, 21, a execução de serviços noturnos no trecho da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. A medida busca acelerar o andamento das obras e ampliar a segurança tanto das equipes quanto dos usuários da via.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

SISTEMA SIGA E PARE À NOITE

Durante as intervenções noturnas, o tráfego na ponte será controlado pelo sistema Siga e Pare, de segunda a sexta-feira, no horário das 20h às 5h. A Ageto explica que a estratégia permite maior fluidez na execução dos serviços, reduz riscos de acidentes e garante melhores condições de trabalho no local.

Segundo o presidente da Agência, Túlio Parreira Labre, as obras são essenciais para a mobilidade e segurança da população. Ele ressalta que a ponte é uma ligação estratégica entre Palmas e Luzimangues, utilizada diariamente por milhares de motoristas.

CONTROLE DE TRÁFEGO

Além do período noturno, o sistema Siga e Pare continuará sendo aplicado durante o dia, especialmente no intervalo entre 17h e 20h, considerado de maior fluxo de veículos. A Ageto esclarece que algumas etapas da obra não podem ser realizadas à noite, exigindo a manutenção de parte dos serviços no período diurno.

A Agência orienta os condutores a respeitarem a sinalização, reduzirem a velocidade e seguirem as orientações das equipes de apoio, a fim de garantir a segurança e o bom andamento das intervenções.

SEGURANÇA É PRIORIDADE

De acordo com o técnico em segurança do trabalho e responsável pela operação do Siga e Pare, Clézio Curcino de Andrade Xavier, não é possível manter as duas pistas liberadas simultaneamente durante as obras. Por isso, o controle de tráfego é indispensável para a execução segura dos serviços.

A Ageto informa que segue monitorando todas as etapas da obra, com foco na qualidade da execução, na segurança viária e na melhoria das condições de tráfego na região.

OBRAS AVANÇAM 

As obras de requalificação da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos seguem dentro do cronograma previsto. Até o momento, cerca de 34% do projeto já foi executado, incluindo a implantação do colchão drenante e a recuperação do pavimento asfáltico.

Atualmente, estão em andamento os serviços de manutenção de talude, drenagem, remoção do guarda-rodas e o início da construção da ciclopassarela. As próximas etapas preveem a pavimentação final, a implantação da sinalização viária e do sistema de iluminação.