A partir desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), implantou um sistema único e padronizado para monitorar a situação vacinal de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. As carteiras com vacinas atrasadas terão 30 dias para serem regularizadas após a notificação.
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VERIFICAÇÃO DAS CARTEIRAS
A conferência será realizada exclusivamente pelas equipes da Semus. Quando houver atraso, pais ou responsáveis serão notificados com a lista das doses que precisam ser atualizadas, devendo regularizar a pendência dentro do prazo estabelecido.
O documento unificado também será utilizado nos processos de matrícula e rematrícula. Segundo a gestão, a medida busca simplificar a conferência das vacinas e padronizar as informações em todas as escolas.
ESCLARECIMENTOS
A prefeitura esclarece que, mesmo com doses em atraso, o sistema não impedirá matrícula nem frequência dos estudantes. O relatório incluirá situações previstas nas normas de imunização, como contraindicações médicas, pendências por falta do imunizante e recusa formal dos responsáveis.
MOTIVAÇÃO DO MONITORAMENTO
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, reforça que a normativa segue a legislação estadual e se torna ainda mais necessária diante do cenário recente. “Além dos casos de sarampo, precisamos redobrar os cuidados com outras doenças como a Covid-19. Esses cuidados passam, necessariamente, pela vacinação. Uma criança não vacinada pode colocar várias outras em risco”, afirmou.


Situação vacinal dos estudantes da rede municipal será monitorada em documento unificado - Crédito: Divulgação 


