A Prefeitura de Palmas publicou no Diário Oficial do dia 30 de junho de 2025 a exoneração em massa de servidores temporários que atuavam como Monitores de Desenvolvimento Infantil e Professores Nível I. A decisão começa a valer nesta terça-feira, 1º de julho.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a gestão municipal, a medida é necessária para dar posse aos candidatos aprovados no último concurso público da educação. A secretária de Educação, Débora Guedes, já havia informado que o chamamento começaria entre 30 de junho e 1º de julho.
Exonerações e Nomeações
Os contratos rescindidos eram dos cargos de Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Desenvolvimento Infantil) e Professor Nível I, ambos com carga horária de 40 horas semanais.
A prefeitura prevê nomear ao todo 1.236 novos servidores efetivos. Após a convocação, cada candidato terá 30 dias para tomar posse, prazo que poderá ser prorrogado pelo mesmo período. Confira os números detalhados das nomeações:
-
Professor do Ensino Fundamental I: 736 nomeados
-
Supervisor Pedagógico: 35 nomeados
-
Orientador Educacional: 35 nomeados
-
Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Educação Infantil): 400 nomeados
SUSPENSÃO E RETOMADA DO CONCURSO
O concurso público havia sido parcialmente suspenso em dezembro de 2024, por decisão judicial, após denúncias encaminhadas ao Ministério Público sobre supostas irregularidades no padrão do gabarito e falhas na elaboração e revisão das provas.
Durante a suspensão, em janeiro de 2025, a prefeitura contratou temporariamente os aprovados para manter o funcionamento da rede municipal de ensino, enquanto recorria da decisão que anulava parte do certame.
No dia 29 de abril de 2025, a 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas negou o pedido de anulação parcial. Com a decisão favorável, a prefeitura decidiu dar prosseguimento à convocação dos candidatos aprovados e exonerar os temporários.