Palmas
27º
Araguaína
29º
Gurupi
26º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
DEMISSÃO EM MASSA

Prefeitura exonera centenas de contratados para nomear aprovados em concurso

01 julho 2025 - 08h43Por Da Redação

A Prefeitura de Palmas publicou no Diário Oficial do dia 30 de junho de 2025 a exoneração em massa de servidores temporários que atuavam como Monitores de Desenvolvimento Infantil e Professores Nível I. A decisão começa a valer nesta terça-feira, 1º de julho.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo a gestão municipal, a medida é necessária para dar posse aos candidatos aprovados no último concurso público da educação. A secretária de Educação, Débora Guedes, já havia informado que o chamamento começaria entre 30 de junho e 1º de julho.

Exonerações e Nomeações

Os contratos rescindidos eram dos cargos de Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Desenvolvimento Infantil) e Professor Nível I, ambos com carga horária de 40 horas semanais.

A prefeitura prevê nomear ao todo 1.236 novos servidores efetivos. Após a convocação, cada candidato terá 30 dias para tomar posse, prazo que poderá ser prorrogado pelo mesmo período. Confira os números detalhados das nomeações:

  • Professor do Ensino Fundamental I: 736 nomeados

  • Supervisor Pedagógico: 35 nomeados

  • Orientador Educacional: 35 nomeados

  • Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Educação Infantil): 400 nomeados

SUSPENSÃO E RETOMADA DO CONCURSO

O concurso público havia sido parcialmente suspenso em dezembro de 2024, por decisão judicial, após denúncias encaminhadas ao Ministério Público sobre supostas irregularidades no padrão do gabarito e falhas na elaboração e revisão das provas.

Durante a suspensão, em janeiro de 2025, a prefeitura contratou temporariamente os aprovados para manter o funcionamento da rede municipal de ensino, enquanto recorria da decisão que anulava parte do certame.

No dia 29 de abril de 2025, a 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas negou o pedido de anulação parcial. Com a decisão favorável, a prefeitura decidiu dar prosseguimento à convocação dos candidatos aprovados e exonerar os temporários.