Palmas
33º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
33º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
EM GUARAÍ

Professora conquista na Justiça gratificação de 20% após ação do Sintet

06 novembro 2025 - 10h20Por Da Redação

A Justiça reconheceu o direito de uma professora da rede municipal de Guaraí à gratificação por titularidade de 20% sobre o vencimento. A decisão foi proferida pela juíza Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, do Juizado Especial da Fazenda Pública de Guaraí, em 31 de outubro.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

DECISÃO JUDICIAL E CUMPRIMENTO IMEDIATO

A ação foi movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) e resultou na condenação do município a aplicar o novo percentual de forma imediata, a partir do mês seguinte à intimação da decisão. A servidora beneficiada, F. C. P., faz parte do quadro efetivo da rede municipal.

Além disso, o município deverá pagar as diferenças salariais retroativas, referentes à diferença entre os percentuais de 10% e 20% da gratificação, desde abril de 2023 até a efetiva correção dos valores.

VITÓRIA DA CATEGORIA E IMPACTO COLETIVO

Para a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos, a decisão representa uma conquista importante para toda a categoria.

“Essa vitória reforça o compromisso do sindicato na defesa dos direitos dos profissionais da Educação e na luta pelo cumprimento das leis que garantem a valorização da categoria”, afirmou.

POSSÍVEL PRECEDENTE PARA OUTROS EDUCADORES

O Sintet avalia que a sentença pode abrir precedente para que outros profissionais da Educação também conquistem o mesmo benefício. A entidade destacou que o reconhecimento judicial reforça a necessidade de cumprimento dos direitos legais da categoria e fortalece as ações em defesa da valorização do magistério.