Palmas
31º
Araguaína
34º
Gurupi
33º
Porto Nacional
32º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
SUSTO!

Sucuri dá bote na mão de agente da Defesa Civil durante resgate em represa

13 maio 2025 - 11h01Por Da Redação

Uma cobra sucuri de aproximadamente três metros foi encontrada neste sábado (10) em uma represa próxima de uma casa, na zona rural de Formoso do Araguaia, sul do Tocantins. O animal, apesar de não ser venenoso, mordeu de raspão um dos agentes da Defesa Civil durante o resgate.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo as informações da Defesa Civil Municipal, a ocorrência foi registrada após um chamado feito por uma moradora que avistou o réptil dentro da represa, localizada a cerca de cinco metros da residência, às margens do córrego Curica.

RESGATE E DEFESA

A equipe se deslocou rapidamente até o local e confirmou a presença da serpente. “Chegando ao local, já constatamos a sucuri. Foi feito o procedimento de captura e logo em seguida a soltura em um ambiente propício, afastado dos grandes centros”, afirmou Gilmar Mendes da Silva, diretor da Defesa Civil Municipal.

Durante a ação, no momento em que o animal foi içado para fora da água, um dos agentes acabou sendo mordido de leve na mão. O servidor, que não teve o nome divulgado, contou que a situação foi por pouco.

“Antes que ela fechasse a mandíbula por completo eu consegui retirar a mão. Foi muito rápido. Ainda assim, tive pequenas lesões porque os dentes dela são bastante compridos e passaram raspando na parte de cima da mão”, relatou.

Apesar do susto, o agente não precisou de atendimento médico mais complexo e passa bem.

ANIMAL FOI REINSERIDO NA NATUREZA

Após a captura, a sucuri foi transportada e solta em um local seguro, distante da zona urbana, onde poderá seguir seu ciclo natural sem oferecer risco a moradores.

A presença de serpentes em áreas próximas a residências é mais comum durante períodos mais chuvosos ou quentes, quando elas buscam fontes de água e abrigo.

SUCURI É UMA ESPÉCIE NÃO VENENOSA, MAS IMPONENTE

Apesar de seu tamanho e aparência intimidadora, a sucuri não possui veneno. Trata-se de uma cobra constritora, ou seja, mata suas presas por asfixia, enrolando o corpo em volta do animal capturado até sufocá-lo.

A sucuri-verde, espécie mais comum no Brasil, pode chegar a até sete metros de comprimento e é frequentemente encontrada em regiões alagadas, como margens de rios, lagos e brejos.

Essas serpentes costumam evitar contato com seres humanos, mas podem reagir se se sentirem ameaçadas ou acuadas.