Um forte temporal atingiu a cidade de Xambioá, no norte do Tocantins e derrubou a cabeça do monumento do Cristo Redentor, um dos principais símbolos do município. O dano foi registrado na manhã desta quinta-feira (6) e imagens do monumento destruído circularam nas redes sociais.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
VENTANIA CAUSA ESTRAGOS NA CIDADE
De acordo com o secretário de Administração, Roney Crióstomo, a chuva começou ainda na quarta-feira (5) e se estendeu durante a manhã desta quinta, acompanhada de ventos intensos. Além do Cristo, outros monumentos foram danificados e árvores caíram em várias ruas.
"Estamos com a equipe organizando para poder revitalizar o Cristo", afirmou o secretário.
Construído entre 2001 e 2004, o monumento é considerado patrimônio cultural e religioso de Xambioá.
PREFEITURA PROMETE RESTAURAÇÃO
Em nota, a Prefeitura de Xambioá informou que equipes técnicas foram mobilizadas para avaliar os danos e iniciar o processo de recuperação e preservação da estrutura.
“O Cristo Redentor representa fé, esperança e orgulho de Xambioá e será restaurado com o respeito e zelo que merece”, diz o comunicado.
ESTRAGOS EM OUTRAS CIDADES
As chuvas intensas registradas na região norte do Tocantins também provocaram transtornos em outros municípios.
Na BR-153, entre Araguaína e Wanderlândia, árvores caíram sobre a pista durante o temporal da noite de quarta-feira. Em Palmeirante, moradores registraram árvores e galhadas espalhadas pelas ruas, além de telhados destruídos em casas e barracas na praia da cidade.
ALERTAS DO INMET PERMANECEM ATIVOS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas fortes que cobrem todo o Tocantins até a manhã de sexta-feira (7).
Alerta amarelo: risco potencial para regiões norte, oeste e sul, com ventos acima de 60 km/h e chuvas de até 50 mm/dia.
Alerta laranja: abrange as regiões central, leste e sudeste, com chuvas de até 100 mm/dia e ventos fortes.
O Inmet orienta que a população evite abrigo sob árvores e estruturas metálicas durante as tempestades e não toque em cabos de energia rompidos.


Cristo Redentor de Xambioá antes e depois de ser danificado por tempestade - Crédito: Google Street View/Reprodução Redes Sociais


