A partir desta semana, motoristas que circulam por Palmas devem ficar atentos: 15 novos radares de monitoramento de velocidade estão sendo instalados em cinco avenidas da capital, incluindo a movimentada Teotônio Segurado. A ativação ocorrerá após testes técnicos e aferições realizadas por órgãos reguladores.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a Prefeitura de Palmas, os locais foram definidos com base em critérios técnicos, considerando o histórico de acidentes, intensidade do tráfego e a presença de áreas sensíveis, como escolas, hospitais e zonas de pedestres.
TECNOLOGIA DOS RADARES
Os novos dispositivos contam com sensores Doppler, que captam ondas eletromagnéticas para aferição precisa da velocidade dos veículos, sem a necessidade de cortes no asfalto. A tecnologia também permite operação eficiente mesmo em condições adversas, como chuva intensa ou baixa luminosidade.
“Estamos investindo em tecnologia de ponta, que oferece medições mais confiáveis e menor impacto na via. O objetivo é alertar os condutores sobre os riscos do excesso de velocidade, principalmente em locais com alta circulação de pessoas”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas.
CONFIRA OS PONTOS
Avenida Joaquim Teotônio Segurado
A 30m do cruzamento com a Av. G (sentido sul e norte)
A 50m da Rua João Pires Querido (sentido sul e norte)
A 50m do cruzamento com a Av. Santa Rita (sentido sul e norte)
A 630m do cruzamento com a Av. Santa Bárbara (sentido sul e norte)
A 650m da Av. I (sentido sul e norte)
Avenida LO-01 (Quadra 103 Sul)
Em frente à sede da Polícia Federal (sentido leste e oeste)
Avenida LO-27
Próximo à entrada do Rodoshopping (sentido leste)
Avenida NS-10
25m antes da faixa de pedestres em frente ao Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (sentido sul)
25m antes do retorno (sentido norte)
Avenida NS-04
Próximo ao acesso para a Quadra 704 Sul (sentido sul)
Próximo ao acesso para a Quadra 706 Sul (sentido norte)
FISCALIZAÇÃO
Todos os equipamentos estão sendo montados em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e serão inspecionados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantindo precisão nas medições e segurança jurídica nas autuações.