A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) mantém a estratégia nacional de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), voltada para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A campanha, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), foi inicialmente realizada entre abril e junho, mas o prazo foi prorrogado até dezembro de 2025.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
AMPLIAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
De acordo com a enfermeira Juliana Souza, a vacina contra o HPV é normalmente indicada para adolescentes de 9 a 14 anos, com aplicação em dose única. Com a extensão da campanha, jovens de 15 a 19 anos que não se vacinaram na idade recomendada agora têm a oportunidade de se imunizar.
PROTEÇÃO CONTRA CÂNCER E VERRUGAS
A profissional explica que a vacina HPV4 protege contra os principais tipos de papilomavírus humano e previne infecções que podem evoluir para câncer de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta, além de verrugas genitais.
ONDE SE VACINAR
Em Palmas, as doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) que oferecem sala de vacinação. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento pessoal e cartão de vacinação.


Vacina HPV4 protege contra principais tipos de papilomavírus humano e previne infecções que podem evoluir para câncer - Crédito: Lia Mara


