A Prefeitura de Palmas anunciou, nesta terça-feira (29), que o início das aulas na rede municipal foi reagendado para o dia 11 de agosto. A alteração ocorre em razão do processo de posse dos novos concursados da Educação. A previsão inicial era que o retorno às salas de aula acontecesse no dia 1º de agosto.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
POSSE DOS CONCURSADOS
No início de julho, 1.236 aprovados foram nomeados para os cargos de técnico administrativo educacional e professores em diferentes disciplinas. Segundo a secretária municipal de Educação, Anice Moura, a mudança no calendário não causará prejuízos ao ano letivo.
“Estamos adequando o calendário escolar para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos por lei. Nossos educadores serão devidamente orientados quanto à reposição das aulas”, afirmou.
AJUSTES PARA RECEBER NOVOS SERVIDORES
A prefeitura informou que o reagendamento das aulas permitirá a realização de processos de acolhimento, ambientação e integração dos novos servidores, garantindo uma transição adequada para o início do segundo semestre.
CONCURSO DA EDUCAÇÃO
O concurso da Educação de Palmas ofertou 3,5 mil vagas entre provimento imediato e cadastro reserva, mas passou por suspensão parcial determinada pela Justiça após denúncias de supostas irregularidades no gabarito das provas.
Em janeiro, enquanto aguardava decisão judicial, a prefeitura convocou aprovados para contratos temporários. Em abril, a Justiça negou o pedido do Ministério Público para anular parcialmente o certame, permitindo a convocação definitiva dos candidatos.
Em julho, centenas de servidores com contratos temporários foram exonerados para dar lugar aos concursados. Muitos deles já atuavam na rede municipal e agora assumem suas funções de forma efetiva.
CARGOS DOS NOMEADOS
-
Professor do Ensino Fundamental I: 736
-
Supervisor Pedagógico: 35
-
Orientador Educacional: 35
-
Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Educação Infantil): 400