Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
31º
TAQUARUÇU

Naturatins realiza ação de fiscalização para combater queimadas na zona rural

05 setembro 2019 - 09h40

Fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), participaram  da ação de fiscalização e orientação para combater as queimadas na região de Taquaruçu Grande, zona rural de Palmas, nesta quarta-feira, 4. Durante a atividade, várias propriedades foram visitadas.

Os fiscais estiveram atentos, na busca da prática de algum crime ambiental, principalmente relativo a queimadas. A ação também contou com orientação e educação ambiental para chacareiros e fazendeiros da região.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Carlos Gualberto, fez questão de ressaltar que a função do órgão não é só punir os infratores, mas também orientar, desenvolver ações educacionais para evitar crimes ambientais.

Eliandro Carlos Gualberto destacou ainda que a participação da sociedade é essencial neste processo. “As pessoas podem nos ajudar denunciando, fotografando, fazendo vídeos e ligando no nosso telefone, a Linha Verde: 0800 63 11 55, que iremos até o local tomar as providências”, concluiu.

O diretor do Meio Ambiente do município de Palmas, Marcelo Grison, reforçou a importância das ações de fiscalização e educação ambiental e lembrou que a comunidade pode denunciar  através de outros números, o 180,  153, da Guarda Municipal Ambiental, o 190 da Polícia Militar e ainda o 9 9988- 0030 da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O chacareiro Deusimar Ferreira, contou que nessa época, ele e os vizinhos ficam atentos principalmente com as queimadas que castigam a Serra do Carmo. “A nossa preocupação é que o fogo chegue às nossas propriedades, por isso fiz meu aceiro e ajudei meu vizinho combater o fogo que entrou na chácara dele” explicou.

Além do Naturatins, a ação reúne a Defesa Civil Municipal, Ministério Público Estadual (MPE), Batalhão de Policia Ambiental do Tocantins (BPMA-TO), Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Demag), 22º Batalhão de Infantaria do Exército e o Corpo de Bombeiros Militar.