Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
FENÔMENO

Nevoeiro encobre Palmas durante a madrugada e impressiona moradores

30 março 2022 - 09h04Por G1 Tocantins

Um nevoeiro se formou em Palmas e encobriu parte da cidade na madrugada desta quarta-feira (30). Os moradores que acordaram cedo perceberam a diferença na paisagem e aproveitaram para fotografar. O meteorologista José Luiz Cabral explicou que o fenômeno foi formado pela concentração da umidade relativa do ar associada a outras características.

As primeiras fotos enviadas por moradores mostram a neblina pouco comum sobre a capital por volta de 23h30 de terça-feira (29). Cabral explica que durante a madrugada a temperatura mínima ficou abaixo de 23º, o que favoreceu a formação do nevoeiro nas primeiras horas do dia.

Segundo ele, o nevoeiro é como uma nuvem com a base muito próxima ao solo. "Precisa da concentração de umidade e consequentemente um ar mais frio. Durante a madrugada a umidade relativa ficou muito alta. E quando temos umidade relativa alta com pouca velocidade do vento, é muito comum a formação desse fenômeno", explicou Cabral.

A situação também deixou motoristas com baixa visibilidade. Foi possível ver o nevoeiro no centro de Palmas e nos bairros das regiões norte e sul da capital.

O especialista diz além das condições climáticas, outras características como a localização de Palmas podem favorecer o aparecimento do fenômeno.

"Estamos na encosta de uma serra. Palmas está entre a serra do Estrondo e as serras gerais. Nós temos um trecho de baixadas em estradas na região do Cesamar. O nevoeiro é atemporal. Pode ser formado em qualquer época do ano e em qualquer superfície. Ele pode se formar sobre cidades, sobre campos, sobre rios, lagos. Então onde tem ar e está muito úmido, temos a formação de um fenômeno igual a este", informou José Luiz Cabral.