Na zona rural de Formoso do Araguaia, no sudoeste do Tocantins, um mamão de tamanho impressionante virou assunto na região. O fruto alcançou 6,710 kg e mediu 59 centímetros, surpreendendo o produtor Laeson Dias Ferreira, de 39 anos.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
HISTÓRIA DA MUDA
Laeson é servidor público, formado em administração, técnico agrícola e pós-graduado em ciências do trânsito. Ele contou que ganhou um mamão da mesma espécie de um amigo, mas não conseguiu reproduzir a planta porque o fruto tinha poucas sementes.
Depois, recebeu uma muda que foi plantada em outubro de 2024. A colheita aconteceu no dia 26 de junho deste ano.
PRODUÇÃO ACIMA DA MÉDIA
Segundo o produtor, os mamões da propriedade geralmente são menores. “Esse aí é acima da média”, comentou. O mamão pertence à espécie Carica papaya, que costuma produzir frutos um pouco maiores que os comuns no comércio.
Laeson gravou um vídeo mostrando a filha segurando o mamão gigante.
REPERCUSSÃO
O tamanho incomum do fruto despertou curiosidade em várias cidades. “Já recebi pedidos de mudas e sementes de pessoas daqui e de Cariri, Gurupi, Palmas e Itacajá”, contou.
CUIDADOS ESPECIAIS
O mamoeiro foi cultivado com adubação química e orgânica, além de regas frequentes. O pé ainda tem pelo menos outros seis mamões grandes, mas Laeson acredita que nenhum vai superar o recorde.
“Estão verdes, mas acredito que não vão ficar tão grandes quanto este. Porém, vão ficar bem grandes”, disse.
DESTINO DO MAMÃO GIGANTE
Depois da colheita, o produtor partiu o mamão e dividiu com amigos e familiares.