Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
ARAGUAÍNA

Nova drenagem de avenida comercial entra em fase de finalização da 1ª etapa

27 maio 2022 - 11h45

A implantação do novo sistema de drenagem da Avenida Primeiro de Janeiro, uma das principais vias comerciais da cidade, chegou na fase de finalização da primeira etapa. O trecho que liga a rede ao lançamento da água pluvial captada no Córrego Lava Pé, passando sob a Avenida Castelo Branco, tem previsão de ser concluído até o dia 3 de junho. Já o cruzamento com a Avenida Treze de Maio será liberado para o trânsito de veículos neste sábado, 27.
 
A obra da Prefeitura de Araguaína faz parte do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que é financiado com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF). Objetivo é aumentar o escoamento da água das chuvas, que causa transtornos na região com fortes enxurradas, e corrigir o nivelamento do asfalto.
 
A drenagem desta primeira etapa tem 97 metros de tubulação de 1.500 mm e dupla de 1.200 mm, e sete novas bocas de lobo. “A região recebe muita contribuição de escoamento de três microbacias diferentes, por isso precisamos de muita capacidade de drenagem, para evitar que a água das chuvas traga grande volume de enxurrada no meio fio e cause transtornos”, afirmou o gerente técnico de Supervisão e Acompanhamento de Obras, Cid Forghieri.
 
Planejamento

A obra tem três etapas, iniciadas consecutivamente, e tem previsão para conclusão em quatro meses. A primeira etapa é na quadra da Avenida Castelo Branco, entre a Rua Treze de Maio e a Avenida Primeiro de Janeiro. A segunda etapa é nas quatro quadras da Primeiro de Janeiro localizadas entre a Castelo Branco e a Rua Voluntários da Pátria. Já a terceira etapa é no trecho da quadra da Primeiro de Janeiro, que fica entre as ruas Voluntários da Pátria e Muricizal.
 
Enquanto houver a execução das obras, cada trecho terá acesso livre para pedestres pelas calçadas e as vias bloqueadas para veículos. O transporte de cargas e descarga deverá ser informado previamente à ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) para estabelecimento de rotas em dias e horários cabíveis para a atividade, por meio dos telefones 3411 7111 e 3412 7535.